Receba o Boletim Diário
Informe seu estado:   

variedades

  • Capa
  • Variedades
  • Biblioteca Básica

Tempo de leitura: 2 min 0 seg    Publicado em: 06/02
aumenter fonte diminuir fonte

A humanidade e o horror

Foi às 8h15min da manhã de 6/8/1945 que uma bomba atômica foi jogada na cidade japonesa de Hiroshima na primeira utilização militar da energia nuclear. Uma aposta científica, tecnológica, militar e política que se confirmaria como o momento definitivo do século XX.

O documentário produzido pela BBC sobre Hiroshima leva o espectador às semanas que antecederam à explosão e o desenrolar político e científico do projeto até os momentos anteriores ao lançamento da bomba pela tripulação do lendário avião Enola Gay. Depois disso. o aterrador cenário de devastação na cidade com seus cem mil mortos e os testemunhos dos que sobreviveram à onda de calor e ao pesadelo que se seguiu ao ataque.

Com imagens de arquivo, novos recursos de efeitos visuais e reconstituições dramatizadas baseadas em relatos de testemunhas, Hiroshima coloca a explosão da bomba atômica em seu contexto histórico e político e apresenta sem rodeios as consequências terríveis de um ataque nuclear.

O vídeo traz ainda entrevista com o diretor Paul Wilmhurst, feita em 1945 com a tripulação do Enola Gay e o especial Conto de Duas Cidades filme produzido pelo departamento de defesa norte-americano à época do ataque.

Por Carlos Fehlberg


Dados técnicos

Título: Hiroshima - A Humanidade e o Horror
País/ano: Inglaterra/2009
Produtora: BBC
Audio Original: inglês
Duração: 92 minutos






Quem somos | Anuncie aqui | Cadastre-se | Fale conosco

©copyright2006 - AD2000 Consultoria Política
Editor Responsável: Francisco Ferraz