
Capa > Glossário > Pesquisa
Glossário
Amostra
Devido ao grande número de pessoas e aos altos custos, realizar uma pesquisa eleitoral que consiga abranger todas as pessoas é praticamente inviável. O que se faz é escolher, mediante uma seleção estatística, uma parte da população que se deseja estudar. Essa parte da população se chama amostra. As amostras são classificadas por sexo, idade, escolaridade e outros itens específicos. Mais importante do que o seu tamanho é a sua representatividade, ou seja, o seu grau de semelhança com a população em estudo.
Amostra aleatória
Como o próprio nome indica é uma amostra que foi escolhida ao acaso. O processo de amostragem aleatória permite obter uma amostra realmente representativa da população que se deseja estudar, isto é, cada elemento da população tem igual probabilidade de ser incluído na amostra. Uma das maneiras mais conhecidas de selecionar amostras representativas da população (ou aleatórias) é a utilização da tabela de números equiprováveis, especialmente construída para esse fim.
Banco de Dados
dá-se esse nome ao lugar onde são armazenados os dados conseguidos durante as etapas de coletas dos dados, entrevistas, questionários. Normalmente são utilizados programas de computador, como o Excel, onde os dados são agrupados em planilhas para depois serem analisados.
Cruzamento
É a utilização das respostas de uma pergunta para detalhar a informação obtida em outra pergunta; ou seja as respostas de duas perguntas são “cruzadas” entre si.
Desvio Padrão
É a medida estatística da dispersão dos dados em relação à média aritmética.
Discussão em grupo
É a pesquisa qualitativa de caráter exploratório de um segmento do mercado (grupo de consumidores) com o objetivo de conseguir coletar de dados sobre sua opinião, comportamento, percepções,. sobre um assunto, problema, produto ou serviço. Sob a condução de um moderador, um grupo de 7 a 10 pessoas escolhidas por suas características pré-determinadas (classe, idade, sexo, educação etc.) e/ou específicas de um assunto (como posse da coisa ou experiência com o produto/serviço) se reúnem para discutir um assunto em foco. Essa discussão é observada e registrada.
Empate técnico
situação na qual dois, ou mais candidatos, atingiram uma porcentagem nas intenções dos eleitores muito próximas. Para trabalharmos com um exemplo, digamos que o candidato A possui 25% e o B possui 22% nas intenções de votos, como a margem de erro nas pesquisas normalmente permanece em 3%, para mais ou para menos, pode-se dizer que os candidatos estão empatados tecnicamente.
Grau de confiança
Os resultados de uma pesquisa devem ser interpretados dentro de um intervalo que estabelece limites em torno da avaliação obtida, este é o chamado grau de confiança. Na realização das pesquisas eleitorais, geralmente se trabalha com 95% de grau de confiança. Isto é, quando uma pesquisa publicada diz que o percentual dos entrevistados que possuem intenção de votar no candidato X é de 40%, significa que existe uma probabilidade de 95% de o percentual de eleitores que têm intenção de votar neste candidato o faça, confirmando as pesquisas realizadas, se estas forem corretas.
Grau de rejeição
Diz-se da situação na qual um candidato não tem boa aceitação dos eleitores. Estes, quando perguntado em qual candidato não votariam, indicam o político que menos atende aos seus requisitos para a escolha do voto. É muito importante para as eleições em que existe segundo turno, pois o candidato que tiver menor rejeição tende a receber os votos do candidato que tiver menor aceitação popular, podendo até decidir uma disputa.
Indecisos
São os eleitores que ainda não decidiram em qual candidato irão votar. Quando perguntado, indicam que não possuem uma posição definitiva frente aos políticos que estão na disputa. Estes eleitores são muito importantes para os candidatos, pois ainda não definiam seus votos, sendo assim, um terreno que deve ser explorado pelos candidatos que pretendem, ou necessitam, alcançar os votos de um maior número de eleitores.
Margem de erro
Desvio do resultado de uma amostra em relação ao que poderia ser alcançado junto à população que se está estudando. Isso acontece devido a possíveis erros na seleção dos entrevistados. Quanto maior a homogeneidade da população menor será o erro amostral e vice-versa. A margem de erro de uma pesquisa geralmente varia de 2% a 5%, para mais ou para menos.
Pergunta aberta
Diz-se daquelas perguntas em que, não sendo oferecidas as alternativas de resposta, feita a pergunta, o entrevistado dá livremente a sua resposta, que é transcrita pelo entrevistador.
Pergunta estimulada
Também chamada de pesquisa induzida, refere-se à situação na qual o eleitor é informado sobre os candidatos que estão concorrendo. Dentre os nomes que lhe são mostrados, por meio de uma lista, ou disco com o nome dos candidatos, é convidado a apontar um. Essa resposta é a pesquisa eleitoral propriamente dita. Avalia o desempenho dos diferentes candidatos.
Pergunta fechada
São aquelas em que todas as possibilidades de resposta são oferecidas ao entrevistado. Nesta modalidade de perguntas, o número de alternativas é limitado e o entrevistado deverá enquadrar-se em uma delas ou optar por não responder ou, ainda, declarar que "não sabe".
Pergunta semi-aberta
Nas questões em que o pesquisador não se sente seguro de que as alternativas oferecidas cobrem adequadamente as respostas mais freqüentes, pode-se incluir, ao final das alternativas, a possibilidade residual "outra". Isto é, se o respondente não se enquadrou em nenhuma das alternativas oferecidas, resta-lhe ainda a possibilidade de escolher a alternativa "outra" e dizê-la, com suas próprias palavras.
Pesquisa de boca de urna
Também é uma pesquisa eleitoral, mas é realizada sem a finalidade de sondagem das intenções dos eleitores. É uma pesquisa pós-voto, pois os eleitores entrevistados já expressaram suas intenções durante a votação. Sua função é de antecipar em algumas horas os resultados prováveis da eleição. O enfoque passa da influência para a margem de erro das pesquisas.
Pesquisa eleitoral
Instrumento utilizado por um instituto, partido político ou candidato, para sondar as intenções de voto dos eleitores. É amplamente utilizada nos períodos de campanha eleitoral. Uma pesquisa pode ser comparada a um termômetro, que mede a intenção dos eleitores frente a determinadas situações ou candidatos e representa uma significativa fonte de informação, pois seus resultados, quando analisados por especialistas, podem dizer se a estratégia da campanha eleitoral está produzindo os resultados esperados, ou se mudanças são necessárias.
Pesquisa qualitativa
Metodologia de pesquisa que procura captar de modo mais aprofundado, as posições assumidas pelo eleitorado. Essa pesquisa é utilizada quando se deseja compreender de modo mais detalhado as expectativas e as opiniões dos eleitores acerca políticas públicas, programas de governo e temas à serem abordados na campanha eleitoral. De modo geral, os instrumentos utilizados para a realização deste tipo de pesquisa são entrevistas abertas e observação participante, entre outros.
Pesquisa quantitativa
Metodologia de pesquisa que permite utilizar amostras mais representativas do eleitorado, e apontar, por meio de análises estatísticas que atendam aos princípios de generalização, as tendências de comportamento dos eleitores. Essa modalidade é aplicada quando há a necessidade de se saber o percentual de intenção de votos obtidos pelos candidatos num determinado momento da campanha eleitoral.
Prazo de validade
Intervalo de tempo no qual os resultados uma pesquisa são considerados como válidos, ou atuais. Quanto mais próximo se estiver de uma eleição, menor é o prazo de validade de um resultado eleitoral, isto porque a realidade é dinâmica e, por vezes, numa disputa acirrada, o quadro muda a cada dia.
Questionário
Instrumento utilizado para a coleta de informações a respeito das preferências dos eleitores Nos questionários são expostas as questões que serão apresentadas aos eleitores, visando gerar os dados necessários para o trabalho de análise das pesquisas.
Sample
São produtos oferecidos às pessoas em embalagens menores (ou não) que as normais (amostras grátis), como propaganda, para que deles tomem conhecimento. São anexados a revistas, jornais, outros produtos ou entregues ao consumidor via mala direta ou de porta em porta.
Sampling
Processo de distribuição de produtos com amostras grátis para que sejam avaliados pelo público-alvo. Os locais e áreas geográficas são selecionados conforme as características desejadas (classe social, sexo, idade) para aquele tipo de produto.
Share of Mind
Nível de conhecimento, lembrança espontânea, de determinado produto, serviço, propaganda que tem como base de cálculo o total das marcas citadas em primeiro lugar. Em resumo, é o percentual de participação da marca na mente do consumidor.
Verificação
Processo de controle de qualidade e fiscalização no qual uma parte dos entrevistados são revisitados (20% ou 25% no mínimo) para verificar se a coleta das informações foi feita conforme o treinamento e as instruções recebidas.
Viés
É qualquer fato não-intencional que venha provocar conclusões distorcidas. O viés pode ocorrer no processo de amostragem, na elaboração do questionário, no modo como as perguntas são feitas pelo entrevistador e mesmo na interpretação dos dados no relatório final.
Volta
É uma nova visita a um determinado domicílio com base nos seguintes motivos:
a) quando o domicílio e/ou a pessoa a ser entrevistada foi pré-determinada pelo método da amostragem (sorteio, por exemplo) e a pessoa encontrava-se ausente ou o domicílio fechado.
b) Quando é deixada uma amostra do produto a ser testado e, depois de um determinado prazo, há o retorno para coleta dos dados sobre o uso do produto.
c) Quando houve falha ou omissão no preenchimento de algum dado do questionário.
Opinião do leitor
Olá, sou assessora de imprensa e uma visitante assídua ao site de vocês. Gostaria de parabenizá-los pelo importante trabalho que desenvolvem e dizer que graças a vocês cresci muito. Vou fazer meu mestrado em ciências políticas e quando conheci o site de vocês tive ainda mais certeza de qual será o direcionamento de minha carreira.
Fabiana Mulford
Iacanga - SP