Glossário
A pedido
Mensagem publicada no espaço editorial de jornais e revistas, cujo teor não é de responsabilidade do veículo, mas, sim, de terceiros. O layout difere do projeto gráfico habitual do impresso e o espaço é pago, como qualquer anúncio regular. Em geral, presta-se a divulgar alguma oferta do varejo ou mensagens institucionais ou ideológicas.
Achatamento da curva
termo usado no fenômeno em produção gráfica quando não se consegue ampliar o contraste.
Agência de notícias
Empresa especializada em produzir e distribuir regularmente notícias, fotografias, resenhas, charges, notas, crônicas, quadrinhos e demais conteúdos informativos e de entretenimento aos assinantes de seus serviços - em geral, veículos de comunicação. podem ter atuação local, regional, nacional e internacional. A alemã Reuters e a francesa AFP são bons exemplos de agências de notícias privadas. Alguns governos costumam manter instituições desse tipo para abastecer os veículos com press releases e imagens de suas realizações.
Agrupamento de figuras
Expressão usada em produção gráfica. É a junção de um conjunto de figuras em um grupo que pode ser tratado como se fosse um só objeto.
Allnews
Diz-se da programação e/ou da política editorial adotada por veículos de comunicação (eletrônicos, impressos ou digitais) cujo conteúdo é dedicado exclusivamente a notícias, debates, análises e entrevistas com abordagem estritamente jornalística. O canal norte-americano CNN e a emissora de rádio brasileira CBN, por exemplo, utilizam o formato allnews.
Alltype
Termo que caracteriza os anúncios publicitários na mídia impressa que empregam somente caracteres de texto, sem ilustração. Também conhecido como anúncio de composição.
Anúncio
No âmbito da comunicação de massa, o termo corresponde, genericamente, à divulgação de qualquer assunto, seja por meio de notícias, da mídia paga e de toda a espécie de comunicado público. Especificamente para os ramos da publicidade e da propaganda, anúncio significa uma mensagem criada e veiculada para atingir determinada meta comercial, institucional ou política. Os planejamentos de criação e de mídia vão depender do público a que se destina a mensagem e do veículo que irá transmiti-la - mídia impressa (jornais, revistas), eletrônica (rádio, tevê), digital (internet, telefonia celular) ou alternativa (placas, outdoors, luminosos, sinalização de rua).
Anúncio aéreo
Indica a mensagem publicitária estampada ou rebocada por quaisquer meios de transporte aéreo (aeronaves, zepelins, balões). O texto deve ser sucinto e desenhado em tamanho que permita a leitura a grande distância.
Anúncio classificado
Anúncio de bens e serviços, seja oferta ou procura, publicados em cadernos especiais de veículos impressos ou, ainda, em determinados locais da internet. Pode ser aberto (quando o material é assinado pelo anunciante) ou fechado (aquele que não identifica o responsável pela mensagem).
Anúncio cooperativado
Diz-se do anúncio cujos custos de criação – quando houver - e veiculação são divididos entre dois ou mais anunciantes. É bastante comum nos casos promocionais de fabricantes/fornecedores e revendedores/distribuidores de determinado produto ou serviço.
Anúncio de oportunidade
Peça publicitária criada e veiculada em função de um fato singular que mobilize a atenção da opinião pública como, por exemplo, uma grande conquista esportiva, um acontecimento histórico, o falecimento de alguma personalidade.
Apuração
Fundamento do jornalismo, consiste no ato de investigar - ou arrolar - e confirmar os dados de um determinado fato, a fim de transformá-lo em notícia. O repórter encarregado de cobrir o acontecimento deve procurar conhecer todos seus detalhes, orientando-se, basicamente, pelas seis perguntas elementares: o quê, quem, quando, por quê, onde e como.
Arquivo Digital
Conjunto de Informações as quais podem conter planilhas, textos, imagens etc. Usualmente, armazenamos os arquivos em mídias ópticas (CDR, CDRW, DVDR, DVDRW, etc) ou magnéticas (Disco Rígido, Zip DISK, disquetes, Pen Drives, etc)
Arte-final
Constitui o acabamento de qualquer impresso (anúncio, folheto, volante, página, display, cartaz) para o envio à gráfica ou a outro meio de reprodução. É na arte-final que são indicadas tons exatos de cores, porcentagens de retículas, localização de mancha de texto, imagens, ilustrações e marcas de corte e outras informações essenciais ao método de impressão.
Ascender
É a parte significante de um caracter minúsculo que aparece acima da mean line (ou waist line). Na maioria das fontes, ascenders aparecem em 'b', 'd', 'f', 'h', 'k', 'l',e 't".
Ascender line
É a linha paralela a linha na qual os corpos dos caracteres se apoiam onde o maior ascender alcança. Pode ou não ser a mesma que cap line (ou cap height line). Nem todos os ascenders alcançam a ascender line (por exemplo, o ascender da letra 't' raramente atinge mais que 2/3 do ascender máximo).
Assinatura
É a identificação do anunciante, aplicada no final de uma peça publicitária, seja ela impressa, eletrônica, digital ou alternativa. Dela pode constar a marca fantasia da empresa ou instituição (caracterizada pelo conjunto de lettering, logotipia, slogan e gimmick ou por apenas alguns destes elementos), razão social e/ou dados como endereço, telefone e demais formas de contato. No caso de propaganda política, a assinatura é composta pelo nome do candidato, seu partido ou coligação, seu número na urna eleitoral e logomarca e slogan da campanha.
Áudio
Constitui a banda sonora de quaisquer programas, audiovisuais, apresentações multimídia ou comerciais. Também indica, no roteiro de tais mensagens, tudo que remeta ao som, como locuções, trilhas e efeitos.
Awareness
Conjunto de marcas citadas espontaneamente pelos consumidores, quando perguntados sobre quais marcas de uma determinada categoria de produto conseguem lembrar. Conhecimento espontâneo, normalmente associado a marcas ou anúncios.
Backlight
Painel para publicidade de rua, cuja iluminação é posicionada atrás do anúncio exibido. Também chamado de full light, a versão com os refletores instalados na frente é conhecida como frontlight.
Bar
É um stroke (linha) horizontal existente em um caracter. Encontrado em 'e', 'A', 'E', entre outros. Um cross stroke é um tipo especializado de bar. Também conhecido como cross bar.
Baseline
É a linha na qual os corpos dos caracteres se apoiam ( com algumas exceções).
Bife
Em rádio, tevê, cinema e teatro, diz-se do texto longo pronunciado por um único locutor ou personagem.
Bleed
Também conhecido como sangramento. É o termo usado para fotos sangradas (que ocupam a página inteira - sem margens ou marcas).
Boneco
É o modelo imitando o caderno que será impresso em uma impressora; composição em papel com o número de páginas de um caderno.
Boom
Espécie de girafa que permite a realização de movimentos de câmera em todas direções, por meio de um mecanismo de ar comprimido.
Box
Espaço, geralmente delimitado por fios, que traz informações adicionais ao corpo de uma matéria jornalística, anúncio publicitário ou capítulo de livro. O texto contido nesse espaço é quase sempre composto em corpo diferente do restante da matéria.
Break
Termo utilizado no jargão da propaganda para designar o espaço de tempo entre dois blocos de um programa - ou dois programas - de rádio ou tevê, no qual são inseridos comerciais e chamadas para a programação da emissora.
Briefing
Espécie de roteiro com todas as informações possíveis sobre um produto, serviço, fato ou tarefa, elaborado pelo departamento de atendimento de uma agência de propaganda ou pelo pauteiro de um veículo impresso, eletrônico ou digital, para orientar a criação de uma campanha publicitária ou a produção de uma notícia ou reportagem.
Brilho
Luz refletida de um corpo que é natural ou artificialmente brilhante.
Camada (layer)
Níveis de uma ilustração. Uma ilustração pode ser criada em diversos planos e depois composta. Este recurso é importante para desenhos que simulam três dimensões ou desenho com sobreposição de figuras (ver ordem de impressão).
Campo focal
É a distância que compreende a área na qual um objeto pode ficar ou mais afastado da lente, sem, contudo, ficar fora de foco.
Canopla
Peça adaptada a haste do microfone, que serve de identificação da emissora. O recurso é usado, por exemplo, para destacar o logo da emissora durante uma entrevista coletiva.
Cap line
Linha paralela a baseline, alcançada pela maioria das letras maiúsculas em uma typeface (tipo de fonte). Pode ou não ser a mesma que ascender line.
Capitular
A letra de corpo bem superior ao resto da composição que inicia um capítulo, um artigo ou cada item de um impresso. Ocupa a altura de duas ou mais linhas de texto.
Ciclorama
Espécie de telão abaulado, confeccionado em plástico, pano ou madeira - sempre em tons claros - que é instalado no fundo do cenário de estúdios de tevê e cinema e sobre o qual são produzidos efeitos de iluminação a fim de criar a ilusão de espaço infinito.
Clipping
O termo se origina da palavra inglesa "clip", que significa recorte. O Clipping é o serviço de apuração, coleção e fornecimento de jornais e revistas sobre determinado assunto que seja de interesse de uma empresa ou instituição.
CMYK
É a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (blacK). Em teoria, o todo o espectro de cores pode ser gerado a partir da combinação dessas cores. Este sistema é empregado em produção gráfica. Por exemplo, impressoras e fotocopiadoras usam o sistema CMYK para reproduzir toda a gama de cores do espectro visível. Também é conhecido como quadricromia.
Composite
É o folheto fotográfico para a divulgação de um ator ou modelo junto a agências, departamentos de elenco, etc.
Congelar
Tradução literal do termo inglês freeze, indica, no jargão televisivo, o ato de fixar determinada imagem em um único quadro. No cinema, o mesmo efeito é obtido pela repetição de um frame ou fotograma.
Contraste
É a relação entre as áreas iluminadas e as áreas escuras de uma imagem.
Copidesque
Termo derivado do inglês, copy desk, usado para designar tanto a revisão e redação final de textos previamente elaborados pela reportagem, como o profissional que desempenha essa função e, também, o setor da redação de um veículo ou agência onde tal trabalho é realizado. O ato de reescrever uma matéria é conhecido como copidescar.
Copy proof
É o processo usado para se obter cópias de textos com rapidez.
Copyfitting
É o processo de decidir que tipo de fonte, número de pontos, leading (espaçamento entre linhas), e tamanho das linhas são necessários para caber uma certa quantidade de texto em um dado espaço. Com um planejamento cuidadoso, essas escolhas são feitas uma única vez, no início do trabalho.
Cor fria
É uma cor que faz surgir uma resposta psicológica de calma. Azul e verde
são usualmente consideradas cores frias. Uma reprodução da cor será considerada no seu lado frio se o equilíbrio da cor ou o equilibro do cinza for ajustado para ser ligeiramente azulado do que rosado ou cinza.
Cor processada
É a cor resultante do processamento (fusão) de cores primárias aditivas ou
su btrativas.
Cor quente
É uma cor quente é a que conclui uma resposta psicológica do colorido
vivo. Cores como rosas, amarelos fortes e a mistura dessas cores são considera das cores quentes.
Cores desaturadas
É uma cor que parece apagada. Terá a aparência como se tivesse sido
impressa com pouca tinta ou como se o branco tivesse sido misturado ao corante.
Cores primárias
São cores primárias subtrativas usadas nos processos de impressão
nemeadamente o ciano, o magenta e o amarelo.
Cores secundárias
São cores que são produzidas por impressão sobreposta do subtrativo da
cor das cores primárias. As cores subtrativas secundárias são o vermelho, o verde e o azul.
Correção da cor
É um sistema de máscara fotográfica que compensa pela desusada
contaminação do processo de tintas.
Cortina
Na linguagem do radiojornalismo é um breve trecho musical que determina a separação entre duas seções de um programa ou de um radiojornal.
Cromalin
É o processo de prova onde é aplicada uma camada sensível a um suporte.
São utilizados pigmentos corantes.
Curva bézier
É curva gerada a partir de uma série de pontos. É calculada a cada três
pontos, sendo dois para as extremidades e um para determinar a curvatura, atribuindo-se ainda pesos para modificar a influência de cada ponto.
Dália
Trecho do roteiro de um programa de tevê reproduzido em um cartaz para ajudar o locutor, apresentador ou intérprete a dizer o texto quando não é possível decorar seu conteúdo. Sua versão moderna é o teleprompter.
DAT
Abreviatura de digital aoudio tape, designa a mídia e, também, o aparelho utilizado para gravação digital de som em estúdios profissionais.
Deadline
No jargão jornalístico, indica o prazo final para a conclusão de um trabalho.
Dégradé
É a técnica para alterar gradualmente a tonalidade de uma cor. Há diversas
formas para gerar dégradé; radial, linear e quadrada são as mais comuns.
Densidade
É a capacidade de um material em absorver luz. A densidade é inversamente proporcional à quantidade de luz refletida ou transmitida de uma amostra.
Descender
É a parte de um caracter que aparece abaixo da baseline. Existem
descenders em 'g', 'j', 'p', 'q', e 'y' em todas as fontes e em 'z', 'G', ']', e 'Q' em algumas outras.
Descender line
É uma linha paralela a baseline onde a maioria dos descenders de um caracter
alcançam. Nem todos os descenders atingem esta linha, particularmente a subcategoria conhecida como um tail.
Desenho à mão livre
É um recurso presente em programas de ilustração que permite ao usuário
traçar livremente qualquer curva na tela. Geralmente, após o desenho à mão livre, o programa converte a curva para uma bézier, calculando seus pontos de controle e tangentes.
Diagramador
É o profisional encarregado nas empresas jornalísticas de planejar e executar a distribuição gráfica das matérias, fotografias e ilustrações de caráter jornalístico para fins de publicação.
Direito de Arena
Consiste na remuneração devida a artistas e atletas por toda e qualquer utilização de seu trabalho relativamente a interpretações ou exibições públicas (estas só podem ser transmitidas, retransmitidas ou reproduzidas com permissão das entidades responsáveis).
Dolly
Carrinho utilizado pelo operador para facilitar a movimentação da câmera, da girafa ou do boom, tanto em estúdio, como em externas.
DPI
É a abreviatura da expressão Dots Per Inch (Pontos por Polegada). Refere-se a quantidade de pixels que estão dispostos em uma polegada. Ex: impressão a 300 DPI, refere-se a acondicionar 300 pixels em uma polegada. Caso tenhamos um arquivo de 1800 pixels x 1200 pixels, teremos uma imagem impressa a 6 x 4 polegadas, ou seja, 15 x 10 cm.
Dye Sublimation
É um processo de impressão no qual os pigmentos de cores são aplicados a
um papel base, através da sublimação dos mesmos.
Editoria
Cada uma das seções de uma publicação ou programa jornalístico. Por exemplo, , editoria de geral, editoria de esportes. Também chamada de seção.
Efeito
Designa toda espécie de artifício técnico visual e acústico aplicado sobre uma arte, imagem ou som original, de maneira a modificar a impressão do leitor, espectador ou ouvinte.
Efeito magnético (snap)
É o efeito que faz com que texto ou elementos gráficos que estejam sendo
movimentados perto de grades ou guias (ou outros elementos, como pontos de controle ou objetos) sejam atraídos pelas mesmas.
Empastelamento
É a mistura ou disposição desordenada de tipos, títulos ou linhas de composição na composição, montagem ou na paginação de um impresso. Quanto se trata da impressão a cores, o empastelamento também pode ser entendido como uma impressão irreconhecível do original devido a um erro de registro (causado pela superposição de fotolitos) que gera uma confusão de cores e formas.
Entretítulo
Denominação dada aos títulos que subdividem um texto, com o objetivo de torná-lo mais atraente e facilitar sua leitura. Também conhecido com intertítulo.
Envelope (warp)
É o efeito que permite envolver um ou mais objetos em um molde o depois
deformá-Io para obter o formato do envelope.
Espelho
É um esquema de uma página diagramada (livro, revista, jornal, etc.) em papel especial que tem por objetivo orientar a paginação.
Exposição de cor aditiva
É uma série de exposições em um pedaço de película fotográfica,
geralmente através de três filtros separados, tais como o vermelho, o verde e o azul.
Extrusão
É o método de geração de sólidos a partir de uma superfície, ou outro
sólido, prolongando-a em uma direção. Esta técnica funciona bem para objetos de profundidade uniforme, mas que apresentam contornos irregulares em 2d. A extrusão de um círculo, por exemplo, pode originar um cilindro ou um cone.
Fade
Trata-se de um efeito que, em tevê, permite que uma imagem surja ou desapareça gradualmente. Em rádio, faz com que um som tenha sua intensidade aumentada ou diminuída também de maneira gradual. Ao surgimento da imagem ou do som dá-se o nome fade in ou fade up. Quando a imagem ou o som desaparecem, chamamos o efeito de fade out ou fade down. O comando fade in/out indica os dois efeitos coordenados, de modo que uma imagem ou um som apareça gradativamente enquanto vai sumindo outra imagem ou som.
Fee
Expressão que define o pagamento de honorários fixos, e previamente definidos, a uma agência ou profissional de comunicação por quaisquer serviços prestados (assessoria, consultoria, criação, planejamento etc).
Flat
Em tevê e cinema, constitui uma parte de determinado cenário usado nos estúdios, ´montada em madeira e revestida com uma diversidade de acabamentos (pintura, papel, plástico etc). Em acústica, indica a posição neutra dos controles de um equalizador, mantendo o som original, sem qualquer ajuste corretivo nas freqüências dos sinais sonoros.
Folder
Folheto com mensagem publicitária, impresso em uma só folha de papel, de um ou ambos os lados, com uma ou mais dobras.
Follow-up
Em relações públicas, significa a continuidade de um contato, com o objetivo de buscar informações sobre uma atividade ou decisão acertada para aquele prazo ou para um processo comunicacional.
Fotolito
É um filme de acetato transparente e sensível à luz, noqual se grava, por meios fotomecânicos, o conteúdo de uma arte-final a ser impressa. O fotolito funciona como uma matriz para a produção das chapas metálicas utilizadas nos sistemas off set e serigrafia.
Fotometragem
Técnica de mensuração da luz, feita diretamente através da câmera fotográfica.
Frame
Designa a unidade mínima de uma película cinematográfica ou um único quadro de uma gravação digital ou com câmeras convencionais. Essa unidade corresponde a cada fotografia captada pelo equipamento de filmagem. Filmes 35mm, por exemplo, tem uma velocidade de gravação e reprodução de 24 frames por segundo. Em português, fotograma.
Freqüência
Número de vezes em que uma pessoa é exposta à mídia dentro de um determinado período de tempo, ou tem oportunidade de ser atingida pela mensagem publicitária.
Gaffer
Denominação dada ao profissional responsável pela iluminação da cena de determinada produção audiovisual seja para cinema ou tevê.
Gaffoon
Em rádio e tevê, indica a pessoa que cuida da operação de efeitos sonoros em produções ou transmissões.
Gag
Também conhecida como caco, chama-se gag toda e qualquer improvisação textual ou corporal realizada pelos atores em cena.
Galhardete
Flâmula promocional com mensagem publicitária, geralmente exposta nos pontos-de-venda, em locais de grande afluência de público e pavilhões de feiras e exposições.
Gancho
Elemento da técnica de redação jornalística que busca atrair e incentivar a leitura do texto. O lead constitui a forma mais usual de gancho.
Garrafal
Diz-se do tamanho da fonte acima de 72 pontos, geralmente utilizada nas manchetes de veículos impressos.
Gatefolder
Folheto com dobras que, ao ser aberto, ultrapassa o tamanho da mídia em que é encartado – geralmente uma revista. Pode ser um anúncio, um pôster ou um infográfico, com formato equivalente a oito páginas do veículo que o contém.
Gatekeeper
Denominação dada ao diretor ou editor de determinada empresa de comunicação que dá a palavra final sobre os conteúdos a serem publicados ou levados ao ar. É ele quem decide os assuntos, fatos e personagens que ganharão espaço no(s) veículo(s).
Gaveta
Matéria jornalística preparada com antecedência e que fica à disposição para ser publicada a qualquer tempo, devido ao seu caráter atemporal. Também chamada de stand by.
Gelatina
Espécie de papel celofane mais resistente, colorido ou recortado, que é colocado na frente dos refletores que iluminam um estúdio, de forma a irradiar uma luz no tom desejado ou com determinado formato.
Gerador de caracteres
Conhecido como GC, é o dispositivo que permite a superposição de texto (nomes, indicações de local, créditos do programa, legendas) sobre uma imagem que estiver sendo editada ou gerada ao vivo.
Geral
Denominação dada à seção de um jornal ou revista que trata de assuntos não pertinentes às demais editorias do veículo (economia, política, mundo, esportes, cultura, polícia). Comumente, aborda temas locais e variedades.
Ghost writer
Redator que elabora obra intelectual por encomenda. É contratado por alguém que irá assumir a autoria do texto, mantendo o sigilo sobre o real criador. Em geral, traduz para uma linguagem genérica e acessível a todos o pensamento de um especialista em determinada área. Trata-se de prática antiga e legítima, desde que o contratante não faça da redação seu ofício (um jornalista, escritor ou ensaísta, por exemplo).
Gilete-press
Nome jocoso dado à prática de produzir notícias a partir de textos já elaborados – como press-releases ou mesmo matérias originais publicadas por outros veículos. Refere-se ao ato de recortar e colar - em tempo de computadores, trata-se do conhecido ctrl+c / ctrl+v.
Gimmick
Estratégia, recurso, personagem ou efeito gráfico, audiovisual, sensorial ou, ainda, emocional, criado para destacar determinado produto, idéia ou serviço aos olhos do público. Funciona como uma marca própria do anunciante ou apenas a extensão de uma campanha. Uma caneta anexada a uma mala-direta – de modo a facilitar a resposta –, os hoje famosos bichinhos de pelúcia da Parmalat e a personagem Ronald Mc´Donald são exemplos práticos de gimmick.
Girafa
Equipamento móvel que, em um estúdio de tevê ou num set de filmagem, suspende e mantém fora de quadro microfones e refletores.
Gossip
Denominação genérica de nota publicada em colunas sociais, culturais ou políticas, cujo conteúdo revela detalhes privados e pessoais, boatos ou fofocas sobre personalidades conhecidas do público.
Grade
É uma tela de pontos espaçados regularmente usada para auxiliar no
posicionamento de gráficos em ilustrações com maior precisão.
Gramatura
Característica física, constitui-se num indicador do peso - em gramas por um m2 - de uma folha de determinado tipo de papel. Depende diretamente da matéria-prima utilizada na sua fabricação. Quanto mais encorpado for o papel, maior será a sua gramatura (cuja notação é g/m2).
Grisé
Também conhecido como retícula, o termo é utilizado em artes gráficas e refere-se ao efeito de meio-tom obtido pela porcentagem de uma cor de impressão. Como regra, as cores são impressas em pontos de tamanhos variados, mas sempre com a mesma intensidade de tinta - o que muda é quantidade desses pontos em determinada área do papel. Assim, um preto 100% indica uma cor chapada, uniforme, sem retículas. Já o preto 50% indica um tom intermediário, reticulado, que apresenta metade dos pontos presentes na cor contínua, proporcionando um efeito de meio-tom. Em geral, a escala de grisé varia de 100% a 10%, e a intensidade de cada cor depende do papel que será impresso: é maior para papéis ásperos e porosos (como o papel jornal) e menor para os mais lisos e uniformes (couchê, por exemplo).
Grua
Espécie de guindaste móvel com um tablado na extremidade superior, no qual se posiciona o cameraman com seu equipamento e, geralmente, o diretor de cena. Por suas dimensões, a grua é empregada em tomadas externas ou em grandes estúdios.
Grudar
O mesmo que colar, trata-se do ato de vincular, de forma bem-sucedida, certas virtudes desejáveis a uma marca ou indivíduo que se quer promover, como, por exemplo, um candidato durante uma campanha.
Guião
O mesmo que roteiro ou script de um programa ou filme. Tem origem no termo espanhol guión.
Hard news
No jornalismo, a expressão de origem inglesa designa uma linha editorial especializada em notícias e cobreturas mais complexas e densas, como as de fatos econômicos e políticos, bem como sua contextualização, análise e projeções.
Histograma
Espécie de gráfico, no qual podemos visualizar a distribuição do pixels
em função do nível. Normalmente, utilizamos o histograma como base para efetuarmos ajustes.
HLS
Sigla de hue-lightness-satumtion (matiz-luminosidade-saturação). Uma
variação do modelo hsv: o h e o I em hls correspondem ao h e v no modelo hsv. A componente de saturação (saturation), entretanto, é medida de outra forma. Por exemplo, o verde puro no hls é 120, 1,0.5, comparado ao hsv 120, 1, l.
House agency
Do inglês, literalmente, agência da casa. Aponta uma agência de propaganda interna, mantida pelo próprio anunciante para a produção de suas campanhas institucionais e promocionais. Assim, a empresa atendida economiza na veiculação, já que não há o pagamento da comissão de agenciamento junto aos veículos.
House organ
Do inglês, órgão da casa. Refere-se ao veículo de comunicação, impresso, eletrônico ou digital, com periodicidade regular, de caráter institucional e dirigido ao público interno e, raramente, externo. Também designado pelas expressões jornal de empresa ou revista de empresa.
Identidade visual
Refere-se ao conjunto de elementos visuais que caracteriza uma empresa. Abrange desde a logomarca, passando por uniformes de funcionários, veículos, anúncios, até placas de sinalização e os próprios produtos. Num sentido mais estrito, diz respeito ao projeto gráfico de uma publicação e suas variantes.
Imprensa
Em artes gráficas, indica os equipamentos necessários à impressão de publicações e peças de publicidade e propaganda. Num sentido mais amplo, refere-se à classe e ao ofício jornalísticos, bem como ao conjunto dos veículos que difundem a informação em determinados locais, circunstâncias, credos e ideologias (imprensa política, imprensa brasileira, imprensa evangélica).
Imprensa alternativa
Também conhecida como imprensa nanica, designa os veículos produzidos por entidades independentes, numa alternativa aos órgãos tradicionais nos queistos ideologia, estilo e abordagem temática. O jornal O Pasquim, que circulou no Brasil entre os anos 60 e 80, a agência nova-iorquina Alternative Press Syndicate e o periódico Boca de Rua, ainda hoje produzido e distribuído por moradores de rua, em Porto Alegre/RS, constiutem modelos emblemáticos de órgãos da imprensa alternativa.
Imprensa amarela
Assim são chamadas as publicações que integram a vertente sensacionalista da imprensa mundial. O termo foi cunhado pelos norte-americanos, no final do século 19, quando brigavam por conquistar a atenção dos leitores dois periódicos lendários: o New York World, de Joseph Pulitzer, e o Morning Journal, de William Randolph Hearst. Os dois jornais revolucionaram o mercado com inovações formais que incluiam manchetes garrafais, uma profusão de ilustrações, suplementos coloridos, editorias de esportes, textos apoteóticos. O veículo de Pulitzer ganhou notoriedade por publicar histórias daquela personagem considerada a precursora dos quadrinhos: o Yellow Kid, que acabou emprestando seu nome para aquele tipo de imprensa que lançou as bases modernas do sensacionalismo. Outros veículos, pleiteando um lugar na guerra entre o World e o Morning, terminaram por exagerar na dose e levaram o conceito às últimas conseqüências, cedendo espaço para assuntos que escorregavam na supervalorização de escândalos, intrigas e chantagens.
Impressão a quatro cores
É uma reprodução de cor feita com o uso de quatro corantes: ciano, magenta, amarelo e preto. Também é conhecida por policromia.
Institucional
É propaganda cujo objetivo imediato é a divulgação da marca ou serviço da empresa anunciante.
Interpolação
É o processo de alteração do tamanho da imagem, no qual os pixels são
analisados para efetuarmos a criação de outros, visando ampliar o tamanho da mesma.
Jingle
Designa a mensagem publicitária musicada e cantada, cuja melodia e letra são de fácil assimilação. Dura, em geral, de 15 segundos a 2 minutos.
Job
Denominação dada à(s) tarefa(s) relativas a um trabalho executado por uma agência de propaganda.
Justificar
Compor todas as linhas de um determinado texto com a mesma medida de largura.
K-7
Em áudio, constitui a forma abreviada do formato cassete.
Kerning
É o espaçamento existente entre as letras. Alterar o "kerning" envolve mover letras para ficarem mais juntas ou mais afastadas tal que pareçam igualmente espaçadas, o que torna mais fácil a leitura. A maioria das fontes incluem kerning pairs (To, Tr, We, e outros) que ajustam seus espaçamentos automaticamente quando aparecem consecutivas. Algumas vezes é necessário ajustar todo o texto manualmente. No entanto, a qualidade das fontes atuais e kerning pairs é alta o suficiente para que intervenção manual seja raramente necessária.
Layer
Recurso o qual permite manipular imagens digitais em camadas distintas.
Layout
Expressão utilizada em artes gráficas e produção audiovisual,
cuja forma aportuguesada é leiaute. Indica um esboço de qualquer trabalho impresso ou eletrônico. Apresenta idéias básicas para o desenvolvimento de determinado trabalho, com os necessários elementos visuais (títulos, mancha de texto, ilustrações, cores etc) e, no caso da produção eletrônica, audiovisuais (storyboard, vozes, trilhas etc). É uma versão mais elaborada do rough, que apresenta a sugestão inicial de uma produção.
Lead
Expressão que indica a abertura de um texto jornalístico, o qual apresenta uma síntese da notícia, com seus dados mais importantes, quais sejam, o que, quem, onde, quando, como e por que.
Leading
É a distância entre linhas de um tipo e é medida em pontos. Durante a época dos tipos de metal, faixas de chumbo (lead) extras eram acrescentadas entre linhas muito longas do texto para facilitar a leitura. Este procedimento deu origem ao termo "leading". A maioria dos processadores de texto permitem que se ajuste o leading de documentos.
Linha d\' água
É a marca sobre o papel usado para editoria. Usada para controlar a importação e uso de papéis somente para o campo editorial.
Linha de dobra
É um traço, geralmente pontilhado, em diagramas, layouts e artes-finais. Serve para indicar onde será feita a dobra na folha impressa.
Linha enforcada
É uma linha que dá mau aspecto à paginação. Também é chamada de linha quebrada. É a última linha de um parágrafo que, na composição tipográfica, não chega ao fim da medida e fica menor do que a largura da coluna.
Luz
Consiste no conjunto das condições de filmagem, gravação e fotografia em estúdios e externas. Pode ser natural, artificial ou mista.
Luz Zenital
Também é chamada de luz de pino. É a luz instalada no teto do palco ou estúdio. Ela tem por finalidade iluminar a cena em sentido vertical.
Mailing list
Nome dado à relação de nomes e endereços de um público estratégico, para o envio de impressos informativos, promocionais ou institucionais, bem como correspondência em geral. O rol pode ser produzido pela própria companhia ou instituição, a partir de uma rede de contatos, ou comprado de empresas especializadas em fornecimento de contatos.
Mainstream
É uma linha de produtos ou serviços de grande aceitação pelo público. Se uma marca é facilmente conhecida ou reconhecida se diz que ela pertence ao mainstream. Também diz respeito a uma estratégia de marketing baseada no produto convencional sem novidades ou riscos.
Mancha
Nome dado à área ocupada pelo conjunto de textos e imagens de uma publicação, a ser reproduzida no momento da impressão.
Manchete
Nome dado ao principal assunto de uma edição impressa ou de um programa de rádio ou tevê. Numa publicação, a manchete é estampada no topo ou no centro da capa, geralmente em letras garrafais e acompanhada por uma imagem de impacto. Nos meios eletrônicos, a manchete é anunciada pelo locutor ou apresentador no início da escalada de um programa noticioso.
Marcas de corte
São as marcas utilizadas para indicar à gráfica o local do corte.
Marcas de registro
São marcas indicativas dos alinhamentos das placas de cores ciano, magenta, amarelo e preto, essenciais para uma boa reprodução.
Master
Trata-se da versão final de um produto de aúdio ou vídeo, que funciona como matriz no processo de copiagem.
Masterização
É a produção ou gravação de uma matriz (também chamada de master) para posterior reprodução de cópias
Matéria
Denominação genérica de todo material noticioso produzido para ser publicado nos meios de comunicação impressos, eletrônicos e digitais.
Mesclagem (blend)
É a união de dois objetos apresentada através da sucessão de figuras mostrando a transformação de um em outro
Mistura de cor aditiva
É a mistura das cores primárias, em tom claro de vermelho, verde e azul que formam cada uma aproximadamente 113 do espectro visível. Vermelho e verde projetados juntos produzem o amarelo; vermelho e azul produzem o magenta e azul e verde produzem o ciano (azulado).
Moiré
É o detalhe observado nos clichês reticulados, reproduzidos de original também reticulado. A sobreposição dâs duas retículas, a do original e a do clichê, apresenta, depois de impressa, e é quando os pontos não coincidem uns sobre os outros, uma espécie de xadrez óu imitação de tela
Nariz de cera
Nos primórdios do jornalismo impresso, as notícias eram redigidas de forma rebuscada, com uma abertura sempre extensa e pouco objetiva. A este preâmbulo dá-se o nome de nariz de cera. O surgimento de técnicas modernas de redação e a conseqüente adoção do formato de pirâmide invertida - no qual os principais elementos são apresentados na introdução da matéria, o chamado lead, que reúne resposta às questões básicas (o que, quem, quando, onde, por que e como) - aposentaram de vez o nariz de cera no jornalismo profissional.
Negativo
É a imagem fotográfica na qual os valores das luzes e sombras aparecem invertidos, isto é, os claros do original são vistos escuros e vice-versa
Newsletter
Designa aquele boletim de notícias, impresso ou digital, informativo ou institucional, produzido por determinada empresa ou organização e enviado a um mailing list próprio.
Nononô
Termo comum no jargão de artes gráficas, refere-se ao formato dos caracteres desenhados em um layout ou rough para simular manchas de texto. O nome deriva da repetição em seqüência das letras n e o, utilizadas para indicar as linhas escritas.
Offset
Sistema de impressão indireta criado na Inglaterra, no final do século 19, utilizado na produção de impressos em grandes tiragens. Grava-se uma chapa metálica, num processo fotoquímico, com a mancha a ser impressa. Ela, então, é instalada sobre um cilindro que recebe a tinta, transferindo-a a outro cilindro de borracha que, finalmente, imprime o material. Podem ser utilizados papéis de vários tipos, além de plásticos em formatos planos ou convexos. As impressoras offset oferecem uma excelente reprodução, permitindo o trabalho com traços e retículas delicados.
Opacidade
Qualidade do material que não reflete o brilho da luz.
Ordem de impressão
ordem em que os objetos são impressos numa página. Pode ser utilizado como um método alternativo para controle de camadas de um desenho.
Página de rosto
É a primeira página da folha de rosto de um livro ou publicação. Nesta página são fornecidas informações como: título, subtítulo e autoria.
Página espelhada
Termo utilizado na produção de mídia impressa, diz-se do espaço de duas páginas que ficam lado a lado em uma publicação.
Paica
Unidade básica de medida tipográfica, que corresponde ao corpo 12 no sistema anglo-americano, o formato mais usual empregado na composição de textos.
Pasquim
Termo inspirado no personagem Pasquino - típico da comédia dellarte italiana, que é mentiroso, insolente e glutão -, foi adotado para referir-se a publicações, especialmente jornais, considerados atrevidos, sarcásticos e fantasiosos. O nome celebrizou-se por ser o escolhido por uma equipe de hoje consagrados jornalistas e artistas gráficos cariocas, no final da década de 60, para batizar o mais célebre jornal da imprensa alternativa brasileira, que circulou nacionalmente entre os anos 60 e 80, e revolucionou a linguagem jornalística nacional.
PCX
Formato de cores originalmente utilizado no software PaintBrush.
PDF
Formato de arquivo o qual permite representar imagens vetoriais e BitMap. Sua aplicação é muito difundida na preparação de catálogos, folhetos e manuais digitais.
PICT
É o formato de arquivo utilizado para transferencia de arquivos entre aplicativos para Macintosh.
Piloto
Em tevê e rádio, constitui o layout de um programa, roteirizado e produzido para funcionar como uma amostra de um projeto audiovisual sujeito a alterações.
Pingue-pongue
É uma entrevista editada na forma de diálogo, com perguntas e respostas
Pirâmide invertida
Técnica de redação jornalística que privilegia a disposição das informações em ordem decrescente de importância. Assim, os dados mais "quentes" do fato (o lead) abrem a matéria, seguidos pelas informações de importância intermediária e, na conclusão, os aspectos de menor relevância. O objetivo é captar a atenção do leitor, permitindo que ele absorva a essência da notícia mesmo sem ler todo o texto, além de facilitar a edição do material nos casos em que suas dimensões ultrapassem o espaço disponível. O formato é adotado na redação de matérias corriqueiras. As reportagens mais densas, cujo tema permita um estilo mais narrativo, são usualmente redigidas no formato cronológico, também chamado de pirâmide normal.
Plantar notícia
Diz-se do ato de sugerir ao jornalista a publicação de um factóide que possa trazer algum tipo de repercussão à fonte.
Pré-masterização
É o conjunto das providências finais de preparação necessárias antes de ser feita a masterização
Press kit
Designa o conjunto de informações, imagens e outros materiais pertinentes, preparado para ser entregue à imprensa, com o objetivo de oferecer o maior número possível de dados para a divulgação de algum fato de interesse jornalístico.
Profundidade de campo
É a faixa de nitidez que varia com a distância focal. Produz um pequeno erro na focalização de um objeto, porém esta falha não é percebida pelo olho humano
Profundidade de pixel
Trata-se de um dos atributos do pixel. A profundidade está relacionada a capacidade de representação de cores. I bit = 2 cores (branco ou preto) / 8 bits = 256 cores (escala de cinza) / 24 bits (8 bits R + 8 bits G + 8 bits B) = 16,7 milhões de cores.
Prova de cor
É a impressão da imagem de cor positiva de separação da negativa, utilizando pigmentos, corantes ou tintas que quando combinadas simulam a total impressão da cor.
Quadro
Indica a imagem de um fotograma ou frame. Também indica cada uma das seções de um programa de tevê ou rádio. Nas publicações impressas, designa o espaço delimitado por fios ou retículas que traz informações adicionais a um texto principal.
Quente
Atributo de uma matéria jornalística que traz informações inéditas e relevantes.
Rasterize
É o processo de conversão de imagens vetoriais em bitmap.
Release
Também chamado de press release, constitui uma sugestão de pauta enviada à imprensa em forma de texto informativo. Pode divulgar empresas privadas, instituições públicas, eventos e fatos relevantes que digam respeito a alguma personalidade e tem como objetivo atrair os jornalistas para uma cobertura do acontecimento. O release costuma ser produzido por assessorias de imprensa, profissionais de relações públicas ou, até, agências de publicidade e é enviado ao encarregado da pauta de um veículo ou, ainda, ao titular de alguma coluna impressa, site ou programa de tevê ou rádio, preferencialmente precedido por uma conversa direta com o destinatário, de maneira a fisgar a atenção para o acontecimento.
Resolução
A resolução refere-se a densidade de pixels em uma imagem. Em Scanners, utilizamos como unidade de medida o DPI, ou seja, a quantidade de pontos no espaço de uma polegada. Em câmaras digitais, a resolução é expressa pela quantidade total de pixels da imagem gerada.
Restauração de Imagens
Processo no qual utilizamos dos recursos do programas de manipulação de imagens para recuperar áreas perdidas, bem como, danificadas de imagens.
RGB
É o modo de cor descrito pelas cores primárias aditivas Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul).
Roteiro
É o conteúdo de uma realização audiovisual, o desenvolvimento das idéias devidamente codificadas e esquematizadas de maneira a conter todos os elementos (falas, indicações técnicas, efeitos, ambientações, trilhas, enquadramentos, personagens etc) necessários à produção de um programa, filme ou peça teatral. Em inglês, script.
Rotogravura
É o sistema de impressão cujo nome deriva das formas cilíndricas e do princípio rotativo de suas impressoras. Utiliza tintas líquidas a base de solventes voláteis onde a parte do grafismo fica em baixo relevo. A rotogravura é muito utilizada na indústria de embalagens flexíveis.
Rough
Expressão utilizada em artes gráficas, cuja forma aportuguesada é rafe, trata-se do primeiro esboço de qualquer material impresso. Em geral, apresenta a idéia básica desenhada a mão, sem maiores preocupações com detalhes de cores exatas, tipos de caracteres, imagens etc. O processo comum é a criação do rough, que evolui para o layout, que dá origem à arte-final.
Sangramento
É o termo utilizado para impressões que se estendem alem do tamanho do papel.
Sangrar
Em artes gráficas, significa posicionar a mancha de texto e/ou uma ilustração de maneira que os elementos ultrapassem a margem da página e sejam impressos no limite da linha de corte do papel.
Saturação
É a condição onde está sendo colocada mais tinta do que é suficiente.
Separação de cores
É processo utilizado para separar uma imagem em quatro arquivos correspondentes às quatro cores básicas usadas na impressão em cores. Quando um programa de editoração eletrônica realiza este processo, o código postscript é alterado para que a fotocompositora crie uma saída em quatro páginas separadas. Gcr (grey component replacement) e ucr (under color removat) são dois processos para separação de cores que substituem as tintas ciano, magenta e amarelo por preto de acordo com um gráfico de balanço de cores, para obter maior fidelidade e reduzir o ganho de ponto.
Serigrafia
Processo de impressão criado na Inglaterra, no início do século 20, que consiste em aplicar a tinta através de uma tela plástica, metálica ou têxtil sobre a superfície a ser impressa. Permite trabalhar-se com uma infinidade de materiais (papel, tecido, metal, madeira, acrílico, couro, cerâmica, cortiça etc), formatos, dimensões, tintas e cores, oferecendo uma grande liberdade de criação. Também conhecido como silk screen.
Serrilhado
Efeito indesejável o qual surge em imagens de baixa resolução, também conhecido como pixelação. Neste efeito é possível observar os pixels ("quadradinhos"), devido a falta de definição.
Spot
É a peça de propaganda radiofônica composta, usualmente, por uma mensagem falada, uma trilha musical e efeitos. Tem duração de 15 a 45 segundos, em média.
Sub-retranca
É um texto complementar à matéria. Seu título normalmente é escrito em corpo menor do que o título da matéria principal. Há uma nítida relação de conteúdo entre a matéria principal e a sub-retranca.
Talkback
Sistema de comunicação via microfone utilizado em estúdios de áudio - para transmitir instruções do diretor ou operador da mesa ao locutor dentro da cabine - e de tevê ou cinema - para permitir o contato entre a equipe de filmagem.
Teaser
Anúncio sem assinatura publicado para despertar a curiosidade do público com relação a um produto, serviço ou idéia que ainda será lançado, criando uma expectativa prévia.
Teleprompter
Equipamento instalado na câmera ou em uma tela posicionada em frente ao personagem, locutor ou apresentador, que reproduz - em tamanho visível à distância e na velocidade da fala - o texto a ser dito. É uma evolução da dália.
Temperatura da cor
É a temperatura da cor em kelvin em que um corpo negro deveria ser esquentado para produzir certa cor clara. 29009k à o representativo de uma lâmpada de tungsténio. 50b09k está bem próximo à luz solar e é considerado condição visual padrão para a avaliação da cor nas artes gráficas.
Template
São molduras criadas, utilizando motivos variados (calendários, datas comemorativas, etc),visando a fusão em imagens digitalizadas. As maiores aplicações são em estações digitais de auto atendimento, por exemplo Picture Plus, bem como em Minilabs Digitais, por exemplo FRONTIER.
TIFF
Formato de arquivo digital no qual as informações são gravadas em formato de BitMap. O formato TIFF permite a utilização dos espaços de cor RGB e CMYK, sendo um dos mais utilizados no processo digital.
Tom pastel
São as cores que são bem fracas, cores pálidas como o azul ou lilás em tons suaves
Trilha
Cada música utilizada em um filme ou programa de tevê ou rádio. Também designa o conjunto de composições musicais que integra uma obra audiovisual.
U-matic
Formato de fita de gravação para videocassete com diâmetro maior que os tradicionais VHS e betamax, oferecendo mais qualidade de reprodução que estes. Permite até 1 hora e 30 minutos de registros de imagem e som. O termo também é utilizado para designar o equipamento que reproduz o formato u-matic.
Veículo
Designa cada publicação, emissora ou site que divulga conteúdo informativo e publicitário.
Vetorização
É o processo de conversão de imagens bitmap ou parte delas em imagens vetoriais.
Vinheta
Elemento gráfico de inspiração abstrata utilizado para dividir a distribuição das manchas e ilustrações em um impresso. O termo também designa, em rádio e tevê, a identificação sonora e visual de uma emissora, programa, quadro ou personagem de uma produção. O "plim plim" da Rede Globo é uma vinheta.
Volante
Impresso em folha avulsa, geralmente pouco sofisticado graficamente, destinado a distribuição em locais de grande circulação de público. Os santinhos são espécies de volantes.
White balance
Dispositivo de algumas câmeras utilizado para balancear as cores captadas ou aplicar efeitos sobre imagens durante a gravação.
Woofer
Alto-falante especialmente projetado para reproduzir as frequências muito baixas - os sons graves, de 30 a 300Hz.
X-Y recording
Técnica de gravação estereofônica que emprega dois microfones posicionados à mesma distância da fonte sonora, num ângulo de 90º entre si.
Zapear
Em tevê, designa o ato de percorrer, com a ajuda do controle remoto, todos os canais em operação, sem fixar-se em qualquer deles, numa atitude análoga a de quem folheia uma revista.