Capa > Glossário > Internet
Glossário
Administrador de Rede
Toda rede de computadores possui uma pessoa responsável por toda a estrutura e funcionamento: o administrador da rede. Ele é quem vai definir a que recursos de rede cada pessoa terá acesso.
ADO
Abreviatura de ActiveX Data Objects. Interface criada pela Microsoft para acessar bancos de dados relacionais. Em comparação com padrões anteriores, o ADO é mais amplo e trabalha com dados de diferentes tipos, inclusive páginas html, planilhas e outros documentos.
ADSL
Sigla de Asymmetric Digital Subscriber Line. É uma tecnologia que possibilita a transmissão de dados, em altas velocidades, utilizando cabos telefônicos comuns. O sistema trabalha com velocidades assimétricas, ou seja, diferentes em cada sentido. Graças a essa característica, no downstream (tráfego de dados na direção do usuário), a ADSL atinge de 1,5 a 9 Megabits por segundo (Mbps). E no upstream, as taxas vão de 16 a 640 kilobits/segundo (Kbps). É necessário instalar modems ADSL nas duas pontas.
Anonymous
Normalmente utilizado para o login num servidor FTP, para indicar Anônimo. que se trata de um usuário não registado na máquina em questão. O password (senha) a ser fornecida deve ser o endereço eletrônico.
ANSI Caracter Set
Conjunto de caracteres ANSI com 256 caracteres.Os primeiros 128 são ASCII e os 128 restantes são simbolos matemáticos e de linguas estrangeiras que são diferentes do PC.
API
A sigla API significa a Interface de Programação de Aplicativos. É o conjunto de códigos usados na criação de programas para um determinado site ou serviço. O livre acesso às APIs de um site ou programa (API aberta) permite que programadores desenvolvam novos aplicativos.
Applet
Programa escrito para rodar dentro de outro programa (por exemplo, macros do Word ou do Excel). Um applet não pode ser executado de forma autônoma. Os applets escritos em Java, responsáveis por boa parte da dinâmica da Web, em geral rodam no ambiente do browser.
Arroba (@)
Nos e-mails (correio eletrônico/caixa postal), a arroba é aquele sinal que fica entre o nome do usuário e o domínio (nome da instituição que disponibiliza a caixa postal, por exemplo, terra, uol, hotmail, aol, ig). Ela é representada pelo sinal @, que em inglês significa at. Na língua portuguesa o termo at significa em, no ou na. Assim, em um endereço de e-mail (nome do usuário@domínio.com.br), a arroba liga o nome do usuário ao domínio a que ele pertence: usuário NO domínio.com.br, onde com significa comercial e br significa Brasil.
ASCII
A sigla significa "American Standard Code for Information Interchange". É o código utilizado para representar textos nos computadores.
ASP
Abreviatura de Active Server Pages, páginas criadas dinamicamente pelo servidor Web, orientado por um programa em VBScript (Visual Basic) ou Jscript (Java). Quando um browser solicita uma página do tipo ASP, o servidor constrói uma página html e a envia ao browser. Qual a diferença da página ASP para o documento html clássico? Este corresponde a um documento estático, que já se encontra no servidor no mesmo formato em que será exibido no navegador. A página ASP, ao contrário, não existe no servidor: é montada a partir de uma solicitação específica. Pode ser, por exemplo, um documento HTML criado como resultado de pesquisa num banco de dados.
Attachment
Opção do software de correio eletrônico, para anexar qualquer tipo de arquivo à sua mensagem.
Back up
Cópia dos arquivos de um computador, realizada periodicamente por medida de segurança, a fim de permitir o acesso aos dados em caso de algum problema na máquina.
Backbone
É a espinha dorsal da Internet. Em um backbobne são encontradas as maiores velocidades de transmissão.
Banda Larga (Broadband)
Capacidade de transmissão de muitos dados simultaneamente. Cable Modem e ADSL são dois tipos de protocolos de Banda Larga para acesso doméstico.
Banner
Espaço publicitário ou promocional dentro de uma página de internet. Geralmente, estão posicionados nas laterais e/ou no topo do site. Quando o usuário clica no banner ele acessa a página do anunciante. Os banners equivalem aos anúncios publicados em veículos impressos, como jornais e revistas, com a vantagem de poderem conter animação e áudio.
Baud
Número de mudanças de fase do sinal transmitido por um modem. Muitas vezes confundido com a medida bps (bits por segundo), mas com um significado diferente.
Beta
O termo “versão beta” é usado para dizer que determinado programa está em testes. No mundo da tecnologia, é a versão do software lançada para testes antes da versão final.
Bit
É a menor unidade de medida de armazenamento de dados informatizados. BIT vem de BInary digiT, podendo assumir os valores zero ou um. Um combinação de bits pode indicar um caracter alfabético, um algarismo, sinais ou funções diversas. Um conjunto de 8 bits é chamado de BYTE.
Bits por Segundo (bps)
O número de elementos de informação que podem ser transmitidos por segundo em um circuito ou canal de comunicação. Utiliza-se como unidade de medida de velocidade de transferência de informações em uma rede.
Blogosfera
Nome dado à comunidade de “blogueiros”, internautas que mantém blogs e dialogam entre si, seja através de comentários ou posts comentando o blog alheio. A etiqueta blogueira manda dar o link sempre que um blog ou post é citado, criando uma rede. Também são usados termos de utilização menos corrente como: 'blogespaço', 'blogverso' ou 'bloglândia'.
Blogs
São basicamente sites pessoais de fácil criação e publicação de mensagens. Podem ser no estilo de um diário virtual ou podem ser especializados em determinados assuntos. As mensagens são organizadas geralmente por ordem cronológica, com as mais recentes no topo da página. Elas podem ser classificadas com palavras-chave que facilitem uma filtragem por parte do leitor, que pode também, na maioria dos blogs, deixar comentários.
Bluetooth
A tecnologia sem fio Bluetooth constitui uma tecnologia de radiotransmissão de alcance reduzido. Esta tecnologia permite transferir sinais entre telefones, computadores e outros aparelhos terminais a curtas distâncias.
Bookmarks
É uma listagem dos sites favoritos do usuário. É possível manter uma lista desses sites preferidos no navegador utilizado pelo internauta. Também é possível manter listagem online em sites específicos. Os bookmarks também são conhecidos como favoritos.
Browser
É um programa (ou software) que permite ao usuário navegar pela internet, visualizando páginas com textos, imagens, áudio etc. Também chamado de navegador, o modelo mais conhecido é o Internet Explorer, que acompanha o Windows. Outros browsers bastante utilizados são Netscape, Ópera, Mozzila e Firefox.
Buzz
Também é conhecido como buzz marketing. Trata-se de uma das novas estratégias de marketing baseada no conceito de mídia social. A ideia é encorajar indivíduos da sociedade a repassarem uma mensagem de marketing para outros. Com isso, existe um potencial para o crescimento exponencial tanto na exposição como na influência da mensagem. À semelhança dos vírus reais, tais ações aproveitam o fenômeno da rápida multiplicação para levar uma mensagem a milhares e até milhões de pessoas.
Cable Modem
Sistema de conexão com a Internet para residências e pequenas empresas utilizando o cabo da TV por assinatura. Este sistema possui uma grande capacidade de tráfego de dados.
Cc
Termo usado para "Carbon copy": Ou seja, a cópia de uma mensagem eletrônica.
CGI
A sigla significa "Common Gateway Interface". É uma interface para programadores que escrevem "scripts"ou aplicações (software) que são executadas em um servidor (computador) web, de forma não aparente. Os "scripts" podem gerar textos ou outros tipos de dados, em resposta à entrada de dados por um usuário ou por requisição de informações em um banco de dados ("online").
Ciberespaço
Por ciberespaço designa-se habitualmente o conjunto das redes de computadores interligadas e de toda a atividade ai existente. É uma espécie de planeta virtual, onde as pessoas (a sociedade da informação) se relacionam virtualmente, por meios eletrônicos. Termo inventado por William Gibson no seu romance Neuromancer.
Clic Rate
É o índice de cliques. Serve para mostrar a percentagem da audiência de um site que clicou em uma campanha publicitária online.
Client side
Literalmente significa "no lado do cliente". Refere-se a programas que rodam no micro do usuário, e não num servidor Web. Esses programas podem ser applets Java, scripts Java ou controles ActiveX. Contrapõem-se aos programas CGI, que são do tipo server-side (executados no servidor).
Conexão
Ligação do seu computador a um computador remoto.
Cookie
Mensagem enviada ao browser por um servidor Web. Normalmente, essa mensagem é gravada no micro cliente como um arquivo de texto. Sempre que o cliente volta a acessar aquele site, a mensagem é reenviada ao servidor. O objetivo do cookie é identificar o usuário e, por exemplo, exibir páginas personalizadas. Para isso, o usuário precisa ter fornecido informações pessoais numa visita anterior ao site.
Correio Eletrônico (E-mail)
Correio transmitido por meios eletrônicos, normalmente, redes informáticas. Uma carta eletrônica contém texto (como qualquer outra carta) e pode ter, eventualmente, em anexo, uma ou mais pastas.
Cracker
Usuário que domina métodos para burlar a segurança de sistemas alheios, a fim de invadir, espionar, descobrir senhas e, muitas vezes, provocar danos em redes, servidores, sites e aplicativos.
Criptografia
Processo de embaralhamento de dados para evitar que pessoas não autorizadas leiam as informações.
Criptografia
Processo de embaralhamento de dados para evitar que pessoas não autorizadas leiam as informações.
CSS
É uma linguagem de estilo utilizada para definir a apresentação de docu¬mentos escritos em uma linguagem de marcação, como HTML ou XML. Seu principal benefício é prover a separação entre o formato e o conteúdo de um documento.
Cyberspace
Em português, ciberespaço. É o conjunto de todos os computadores e serviços disponíveis na internet. O espaço virtual no qual transitam as informações disponíveis na rede e onde os usuários mantêm contato eletronicamente. O termo, uma analogia com o espaço sideral dos astronautas, foi cunhado em 1984 pelo escritor norte-americano William Gibson, no livro Neuromancer, precursor do estilo que, entre outros filmes, inspirou a trilogia cinematográfica Matrix.
Database
É a palavra inglesa para designar Banco de Dados. É um banco ou coleção de informações.
Deletar
Do inglês, delete, significa excluir ou apagar um arquivo, pasta ou caracter.
DHTML (HTML dinâmico)
Refere-se a páginas Web cujo conteúdo é modificado, dependendo de diferentes fatores, como a localização geográfica do leitor (em conseqüência, a data e a hora locais), páginas já visitadas durante a sessão e o perfil do usuário. A montagem de páginas em HTML dinâmico está ligada aos programas CGI, aos cookies, às linguagens Java, JavaScript e VBScript, e aos objetos ActiveX.
Dial-up
A rede ou conexão Dial-up é a porta de comunicação entre o computador e a Internet via linha discada. É composto por uma série de funções e protocolos (principalmente o TCP/IP) que permitem ao computador entrar em rede e conversar com a Net através de um modem. Informando um número de linha discada de um provedor pago e um endereço da Web, o usuário pode facilmente conectar-se à rede mundial através de alguns cliques do mouse.
DirectX
Conjunto de regras de programação (API) criado pela Microsoft. Seu objetivo é dar aos programadores de aplicações gráficas - games, em especial - formas de acessar o hardware sem saber exatamente qual dispositivo está instalado no sistema. O DirectX proporciona isso mediante a criação de uma camada intermediária de software que traduz comandos genéricos nos comandos específicos para cada dispositivo. Na prática, a tecnologia DirectX tira partido dos recursos de aceleração gráfica do hardware, o que resulta em ganho de performance em aplicações multimídia. Essa API também suporta as tecnologias USB, FireWire, AGP e MMX.
DNS
Sigla que significa Domain Name System. O DNS associa um endereço numérico IP (Internet Protocol) ao nome de um "host" (computador interligado à uma rede ou à Internet), de maneira única, associando-se uma URL ("Uniform Resource Locator").
Download
Termo que designa a transmissão de arquivos (programas, imagens, músicas) de um computador para outro. O usuário navega na internet, acessa uma página de downloads e seleciona um arquivo que queira transferir ou baixar para o seu micro. Depois de completar o download, o usuário poderá acessar o arquivo a qualquer momento, independentemente de estar ou não conectado à rede.
Dpi
Medida da definição da imagem, estabelecida em pontos por polegada. Quanto maior o índice de dpi, melhor a qualidade da imagem.
Drag and Drop
Um conceito de interface gráfica - GUI (Graphic User Interface) - que permite que um objeto ("icon") de uma tela possa ser selecionado e passado(copiado) como entrada para outra tela.
DV (Digital Video)
Formato de vídeo digital com qualidade broadcast que está presente também em câmeras amadoras.
e-
Abreviatura do termo inglês eletronic, constitui a partícula aplicada a inúmeras expressões que indicam produtos, serviços e ações disponíveis ou que envolvam a internet. Por exemplo, e-mail, e-voting, e-commerce, e-book, e-business.
E-Mail (Correio Eletrônico)
Correio transmitido por meios eletrônicos, normalmente, redes informáticas. Uma carta eletrônica contém texto (como qualquer outra carta) e pode ter, eventualmente, em anexo, uma ou mais pastas.
E-zine
Revistas online disponíveis na Internet ("Eletronic Magazines").
Emoticons
Combinação de letras símbolos que significam emoções e reações, normalmente utilizada em e-mails,chats e lista/grupos de discussão:
:-) Cara básica. Significa a intenção bem-humorada do autor.
;-) Piscada de olho. O usuário acabou de fazer um comentário sarcástico.
:-( Cara de insatisfação. O usuário não gostou de um comentário, e fica triste.
=:-O Cara de surpresa e espanto.
:-/ Indiferença, não-compreensão.
:-> O usuário acaba de fazer um comentário realmente sarcástico.
>:-> O usuário, desta vez, faz um comentário realmente diabólico.
>;-> Algo de muito obsceno acaba de ser dito. Combinação de algo diabólico e uma piscada de olho.
:o) Cara feliz
Eudora
Programa usado para leitura de e-mail.
Extranet
Rede de negócio para negócio que une empresas parceiras por meio de suas intranets. Por usar os padrões abertos da Internet, os parceiros não precisam usar o mesmo sistema operacional, hardware ou browser.
FAQ
A sigla significa Frequently Asked Questions. Arquivos contendo as perguntas "mais freqüentes ou comuns" sobre determinado assunto.
Favoritos
Quando o usuário está navegando na internet e acessa uma página que lhe interessa - e que provavelmente irá visitar outras vezes - ele a adiciona aos favoritos. A opção encontra-se na barra de ferramentas do Internet Explorer (o programa mais usado para acessar sites na internet). Outros browsers, como Netscape, Mozzila e Ópera, também possuem a mesma ferramenta. Para incluir uma página é só acessá-la e, assim que for carregada, clicar na opção favoritos e depois em adicionar a favoritos. Na próxima vez que navegar pela internet, basta clicar no item favoritos e selecionar o site em questão, que aparecerá listado.
Firewall
Do inglês, literalmente, parede de fogo, é o programa que controla o tráfego de dados da internet para um computador conectado a ela. Item indispensável, principalmente em máquinas equipadas com conexão de alta velocidade, o firewall restringe o acesso de usuários não autorizados, impedindo que entrem no computador. O dispositivo também protege os dados contidos na máquina, não permitindo que circulem pela internet sem liberação prévia.
Follower
Termo em inglês que pode ser traduzido como “seguidor”. É utilizado no Twitter para designar todos os contatos que acompanham as atualizações de alguém.
Fotolog
É um site parecido com um blog, para uso pessoal, mas focado no armazenamento de fotos, imitando um álbum virtual.
Frame (Moldura)
Os frames são subdivisões da janela principal do navegador (ou browser). Cada subdivisão funciona como uma pequena janela, exibindo conteúdos independentes. Os criadores de sites da Web utilizam este recurso quando é necessário exibir muitas informações de uma só vez. Normalmente eles montam um frame à esquerda da página funcionando como um índice, enquanto o frame da direita exibe o conteúdo relacionado ao link do índice que o usuário selecionou. Se você acessar alguma home-page onde consiga deslizar o conteúdo de uma parte da janela e a outra parte permanecer fixa, pode ter certeza de que a página foi montada utilizando frames.
Freeware
Software disponível sem qualquer custo.
FTP
A sigla significa File Transfer Protocol. É o protocolo usado para a transferência de dados entre sistemas de computadores.
Gateway
Computador ou material dedicado que serve para interligar duas ou mais redes que usem protocolos de comunicação internos diferentes, ou, computador que interliga uma rede local à Internet (é portanto o nó de saída para a Internet).
GIF
Forma abreviada da expressão inglesa graphics interchange format, padrão de formato gráfico utilizado para publicação e transmissão de imagens na internet, por constituir um arquivo leve. Tem a vantagem de poder ser animado, com movimento.
Gigabyte
Medida de capacidade de memória, igual a 1 000 megabytes.
Gráficos vetoriais
Desenhos que, assim como as fontes vetoriais, usam fórmulas geométricas para representar as imagens. Em geral, programas que têm no nome a palavra draw trabalham com gráficos vetoriais. Os que trazem o termo paint produzem desenhos no formato bitmap.
Grupos de discussão
Espaços de trabalho na intranet nos quais os participantes discutem um assunto, como o desenvolvimento de novos produtos ou o comportamento de determinada marca no mercado. Os grupos podem ser abertos e separados por assuntos, ou fechados, restritos a alguns participantes.
Hacker
Usuário altamente especializado em soluções para problemas técnicos e de segurança na internet. Os hackers são freqüentemente confundidos com os crackers, o que é um erro. A diferença básica entre os dois reside nas intenções: enquanto os crackers invadem sistemas para piratear programas e provocar panes, os hackers atuam no sentido de resolver problemas no âmbito da internet.
Hardware
Termo que designa os componentes físicos de um computador. Algumas peças que o constituem: placa-mãe, hard disk (também chamado de HD, winchester ou disco rígido), pente de memória, processador etc.
Hashtags
São utilizadas no Twitter. Iniciam sempre com o emprego do símbolo # (também chamado de hashtag) antes de uma palavra. Ele serve para identificar o assunto do tweet (postagem feita no microblog).
Hexadecimal
É um sistema de numeração posicional que representa os números em base 16, portanto empregando 16 símbolos.
Hipertexto
Tipo de texto que permite o uso de ligações (links) para outros documentos ou partes de um mesmo documento.
Home page
O termo é comumente confundido com o próprio site, mas, na verdade, a home page é a página inicial, ou melhor, a página de entrada em um site. Também refere-se à página acessada quando se abre o programa usado para navegar na internet, que pode ser definida pelo usuário: é só acessar o site desejado e, na parte de cima do navegador, clicar em ferramentas, depois em opções da internet e, em seguida, em usar a atual. Da próxima vez que navegar, essa será a primeira página visualizada após abrir o browser.
Host
Computador da rede que desempenha funções centralizadas, colocando arquivos e programas à disposição das estações de trabalho. Sinônimo de servidor.
HTML
Linguagem de marcação de hipertexto utilizada para definir a estrutura de um documento da World Wide Web.
HTTP
É a abreviação de Hyper Text Transfer Protocol. Protocolo de transferência. de Hyper texto. É o protocolo utilizado pelos computadores ligados à WWW para comunicar-se entre si.
Hub
Dispositivo que conecta dois ou mais equipamentos de rede.
Imagem vetorial
É uma imagem descrita através da codificação do formato do objeto, de sua
posição no espaço cartesiano e outros atributos.
Internauta
A pessoa que navega pela internet. Também conhecida como usuário.
Internic
Organização americana responsável pela gestão de domínios internacionais.
Intranet
Rede corporativa construída a partir das mesmas tecnologias, estruturas e funcionalidades da internet. As intranets são diferentes em cada empresa, que as utilizam basicamente como ferramentas de comunicação interna e armazenagem de dados.
IP
Internet Protocol. Um dos protocolos mais importantes do conjunto de protocolos da Internet. É responsável pela identificação das máquinas e redes e encaminhamento correto das mensagens entre elas. Corresponde ao protocolo de nível 3 do modelo OSI.
IRC
Sigla para Internet Relay Chat. É um sistema que permite a interação de vários usuários ao mesmo tempo, divididos por grupos de discussão. Ao contrário das news essa discussão é feita em modo direto (diálogo direto textual). Os usuários deste sistema podem entrar num grupo já existente ou criar o seu próprio grupo de discussão.
ISDN
É a sigla de Integrated Service Digital Network. Rede Digital Integradora de Serviços (RDIS). É uma evolução das linhas telefônicas atuais, baseada em linhas digitais (e não analógicas) capazes de taxas muito mais elevados (a partir de 64 Kbps) e com melhor qualidade.
ISP
É a abreviação de Internet Service Provider. Provedor de acesso Internet. Empresa que conecta um usuário à Internet. A ligação com o provedor pode ser feita por linhas telefônicas normais (conexão discada) ou por linhas especiais, ligadas 24 horas por dia (conexão dedicada).
Junk mail
Diz-se da mensagem não solicitada, recebida por e-mail, geralmente por encaminhamento, cujo assunto não tem qualquer valor para o usuário. São aquelas piadas, correntes, pedidos de ajuda, slides do Power Point e demais inutilidades que alguém recebe e reenvia para uma lista constituída por diversos endereços eletrônicos.
Keyword
Do inglês, literalmente, palavra-chave. É a expressão que remete a algum tema específico em qualquer pesquisa realizada em serviços de busca na internet (o Google, por exemplo).
Link
A palavra, em português, significa conexão, ligação. É um botão ou trecho destacado dentro de um site, que, ao ser clicado, remete o usuário a uma outra página. Por isso a idéia de vínculo e ligação entre dois arquivos ou duas páginas de internet.
Linus Torvalds
O inventor do Linux, foi quem teve a idéia e desenvolveu o núcleo (kernel) e algumas ferramentas/utilitários básicos. A melhor idéia Torvalds foi o fato de disponibilizar na Internet, o Linux como domínio publico. Linus foi, mais tarde, apoiado entusiasticamente por muitos outros "internautas" formando uma equipe que regularmente constrói novas aplicações, melhora as existentes, corrige erros, etc.
Linux
Sistema Operacional de Rede que tem nome derivado do nome de seu autor, Linus Torvalds. O Linux é hoje em dia um sistema operacional com todas as características do Unix, com uma implantação invejável e em constante evolução.
Este sistema é de domínio publico e de desenvolvimento aberto aos usuários, ou seja, qualquer um pode ajudar a desenvolver o próprio sistema.
Normalmente é distribuído em diferentes "releases" que mais não são do que um núcleo (recompiláveis) acompanhado de programas, utilitários, ferramentas, documentação, etc.
Listas de discussão
Também chamadas de grupo de discussão ou fóruns, são espaços na rede destinados a debates sobre os mais variados assuntos entre os internautas, via e-mail ou sites.
Login
Nome dado ao processo de identificação por que um usuário deve passar para acessar uma rede de computadores ou um sistema online. Geralmente, para entrar nessa rede, o usuário necessita de um nome de usuário (username) e uma senha (password). e, em alguns casos, o nome de usuário (username) é chamado de login. Os dados de login são exigidos para, por exemplo, acessar a internet, caixas de e-mails e sites de bancos, entre outros.
Mailto
Em uma URL, a expressão mailto indica um link que lhe permitirá enviar um e-mail para a pessoa cujo endereço é seguido na URL.
Marketing viral
É o marketing feito com intuito de utilizar as potencialidades da Internet. O termo “viral” é empregado por fazer um paralelo com a forma “contagiosa” como os vírus se propagam. No Marketing Viral são os próprios usuários que divulgam atualizações, novos produtos ou peças publicitárias Eles repassam informações por e-mail ou as publicam em sites. O resultado para as empresas consegue aliar baixo custo à boa aceitação do público.
Mash-up
A expressão significa “mistura” em inglês. Faz referência combinação de vários aplicativos de sites diferentes em um único lugar na rede. Por exemplo, um site de indicações de restaurante que combina ferramenta de pesquisa com sistema de localização, comparação de preços e telefonia via web (VoIP – Voz sobre Protocolo de Internet).
Metabusca
Serviços de busca que submetem uma consulta a vários mecanismos simultaneamente. O resultado é mostrado numa apresentação única, com páginas encontradas por diferentes sistemas de pesquisa.
Microblog
É um pequeno espaço para publicação de breves textos, algo entre 140 e 200 caracteres. Os textos curtos podem ser postados por celulares, SMS, mensageiros instântaneos, e-mails ou pela web. Em 2006, surgiu o serviço de microblogs mais popular, chamado Twitter.
Microbrowser
Dispositivo como telefone ou micro handheld com capacidade para navegar na Web.
MIME
É a abrevição de Multipurpose Internet Mail Extensions. É um aperfeiçoamento dos padrões do sistema de correio da Internet, que possui a habilidade de transferir dados não-textuais como gráficos, áudio e fax e permite que se envie mensagens com a acentuação em português.
Modem
É um componente que transforma os dados digitais do computador em sinais de áudio, que são transmitidos para outro modem, que os converte novamente em dados digitais. Assim, é o modem que possibilita o acesso de um computador à internet. A palavra tem origem na própria função do equipamento, que funciona como MOulador e DEModulador. Há vários tipos de modem que não usam a linha telefônica para a transmissão de dados, como por exemplo, o cable modem e o modem via rádio. Há também o modem ADSL, que usa a linha telefônica.
Modem a cabo
Periférico que se comunica usando as linhas de TV a cabo. Sua vantagem em relação ao sistema telefônico é a velocidade: pode alcançar até 2 Mbps.
O ponto negativo é que a infra-estrutura das empresas de TV a cabo é montada para tráfego unidirecional, enquanto as conexões Internet exigem fluxos do cliente para o servidor e vice-versa. Portanto, os sistemas de TV a cabo precisam reestruturar-se para oferecer serviços Internet.
Mosaic
Interface gráfica que atua como um software-cliente para o FTP, Gopher, Usenet News, WAIS e WWW. É considerado o “Pai” do navegador Netscape.
Mouse over
É quando uma imagem, um texto ou uma mensagem surge no momento em que o mouse é passado por um determinado nome, ícone ou peça publicitária.
MP3
Formato de arquivo que comprime dados de áudio sem que qualidade do som seja perceptivelmente reduzida.
Navegar
Expressão que indica o ato de transitar entre páginas da internet, acessando diversas URLs. Também conhecida como surfar.
Netiqueta
Expressão que designa o conjunto das normas de boas maneiras na internet, como, por exemplo, evitar escrever mensagens em letras maiúsculas (que significa gritar) e, nas mensagens enviadas por e-mail para muitos destinatários, deixar visível a lista de endereços eletrônicos (ato definido com invasão de privacidade, uma vez que expõe os contatos das pessoas da lista).
Netscape
É um browser para o WWW. Sucessor do Mosaic e desenvolvido pela mesma equipe de programadores, o Netscape chegou a ser o browser mais usado na internet.
Nuvem de tags
É um quadro que mostra conjunto de tags (ou etiquetas) utilizadas em um determinado website. Normalmente, o quadro serve para mostrar o volume de conteúdos que o site apresenta. Cada tag é visualizada de forma proporcional ao tamanho da procura. As tags podem indicar, por exemplo, os assuntos mais procurados pelos usuários de um determinado site ou serviço da Web.
Offline
A tradução é "fora da linha". Significa que não há ligação por linha telefônica.
Por exemplo, a leitura de mail offline implica que se possa ler mail no seu próprio computador sem que ele esteja ligado ao servidor (tendo, portanto, sido transferidas as cartas para esse computador, previamente). As ligações offline não permitem a navegação interativa na Internet, pois o computador não pode enviar comandos e receber dados em tempo real.
On-line
A expressão encerra diversos significados no âmbito da internet. Pode indicar um computador conectado à rede; a transmissão, em tempo real, de dados ou informações via computador; qualquer dado disponível na rede e, ainda, o usuário que está conectado à internet em um dado momento.
Open source
A expressão inglesa significa código aberto. Ou seja, programas open source divulgam seus códigos-fonte para que qualquer pessoa com conhecimento de programação possa modificá-lo, ampliá-lo e melhorá-lo.
Pageview
Sistema de contagem de visualização de páginas Web. Este sistema conta quantas vezes a página foi vista. Um usuário único pode visualizar a página várias vezes.
PDA
PDA significa Personal Digital Assistant (em português: assistente pessoal digital). Um PDA é um computador leve e portátil que pode normalmente ser operado com uma caneta ótica.
Peer-to-peer
Modo de conexão onde um computador se conecta direto com outro sem servidores intermediários. Este modo de conexão ficou popular com o software Napster. Atualmente é usado em programas como o Kaaza, E-mule, SoulSeek, entre outros.
Phishing
O termo phising surge da junção das palavras inglesas password (senha) e fishing (pescar). O phishing é usado para caracterizar o ato de criar sites ou falsas páginas em html ou linguagem web para capturar dados de usuários.
PHP
Sigla de Personal Home Page. Linguagem de scripts usada para criar páginas Web dinâmicas. Assim como os scripts em Perl, os programas PHP são embutidos em tags HTML e executados no servidor. A força do PHP está em sua compatibilidade com muitos bancos de dados.
Pixel
É o acrônimo de picture element. É a menor unidade na definição de uma imagem bitmap. Não confundir com a unidade tipográfica ponto.
Plug-in
Espécie de acessório de algum programa fornecido pelo seu fabricante ou por seus parceiros a fim de habilitar recursos adicionais, geralmente de multimídia. Essas extensões permitem que o usuário possa explorar ao máximo recursos de texto, áudio e vídeo, por exemplo, ampliando as possibilidades de interação com o programa.
Podcasting
É a distribuição de arquivos de áudio e vídeo na internet, de maneira que o usuário possa armazená-lo para ouvir e ver seu conteúdo (podcast) em computadores ou tocadores portáteis de MP3 a qualquer momento, sem precisar estar conectado à rede. A tecnologia também permite que qualquer usuário com uma máquina equipada com dispositivos de gravação de áudio e/ou vídeo possa produzir e publicar programas na rede.
Pop-up
Designa a pequena janela que "explode" na tela quando se acessa um site. Geralmente, traz algum conteúdo de publicidade e, em alguns casos o usuário clica num link e abre-se uma janela pop-up com informações sobre o assunto daquele link, quase sempre acompanhada da opção fechar. O uso indiscriminado de pop-ups por alguns sites para veicular propaganda gera antipatia por parte dos internautas. Por isso, alguns provedores de internet ou fabricantes de softwares oferecem produtos antipop-ups que, instalados no computador, impedem a abertura de janelas assim.
Portal
Designa o site que funciona como uma porta de entrada na internet. De maneira geral, oferece ferramentas de busca, contas de e-mail, salas de bate-papo e boletins aos usuários e assinantes.
Post
Post é um termo em inglês que significa “Publicar”. É como são chamadas as mensagens publicadas em blogs. Elas também recebem o nome de postagens ou entradas.
Postmaster
Pessoa responsável por cuidar e solucionar os problemas ligados ao e-mail.
Protocolo
Conjunto de regras e procedimentos técnicos para o intercâmbio de dados entre computadores ligados em rede.
Provedor de acesso
Empresa ou organização que provê (disponibiliza) seu acesso à Internet.
Proxy
Programa que permite a comunicação entre duas redes, efetuando ou não processamento adicional. Um exemplo de uso: no firewall, ele transfere páginas Web para usuários da intranet.
Queue
Em português, fila. Designa os dados, documentos e mensagens eletrônicas que são enfileirados para serem transmitidos via rede.
Recordset
É uma coleção de dados recobrada de um banco de dados especificado. Pode incluir um banco de dados inteiro, ou um subconjunto das filas da mesa e colunas.
Reply
É a resposta dada a uma mensagem eletrônica recebida de um internauta. Dentro de um programa de e-mail, ao clicar no botão de reply, abre-se uma janela com endereço de resposta, assunto e texto original já preenchidos. Originou o verbo replicar, que constitui o ato de responder ao e-mail.
Rich-media banner
Espécie de anúncio em determinado site, que combina elementos de texto, foto, áudio, vídeo e animação.
Rollover
Termo criado para definir um comportamento para duas imagens em um documento em HTML. Quando o ponteiro do mouse passa sobre a primeira imagem, esta por sua vez é substituída pela segunda imagem. Quando o
ponteiro do mouse rola para fora da imagem, a primeira imagem é restaurada.
Roteador
Dispositivo de uma rede que recebe dados e os envia aos pontos de destino, sempre usando as rotas mais curtas disponíveis.
RSS
A sigla vem do termo em inglês Really Simple Syndication (traduzido para português resulta em algo como “distribuição realmente simples”). A tecnologia RSS utiliza linguagem XML e tem como principal função a agregação ou sindicação de conteúdos. Ou seja, o RSS é um mecanismo utilizado na Web que dispara avisos cada vez que um site onde o usuário se inscreveu faz atualizações. Deste modo, os usuários têm acesso à informação sempre atualizada sem ter necessidade de visitar o site.
Salvar
Significa armazenar um arquivo no computador, mais precisamente no hard disk (HD) ou, em bom português, no disco rígido.
Quando se usa o computador para escrever um texto ao qual se deseja obter acesso posterior, deve-se, então, salvar o arquivo. O mesmo vale para as modificações feitas em um arquivo já gravado.
Script
Fragmento de programa que pode ser embutido em páginas HTML. Um script é executado sob mn-time (tempo de execução), ao contrário de programas que devem ser compilados antes de serem executados. As linguagens mais comuns para escrever scripts são: VBS¬cript, JScript e JavaScript.
SEO
A sigla vem do inglês: Search Engine Optimization. A expressão pode ser traduzida para o português como Otimizador de Ferramenta de Busca. São técnicas utilizadas para melhorar a colocação de determinado site nos resultados de buscadores como o Google. Geralmente isto é feito associando o conteúdo a marcadores (tags) específicos e relevantes.
Servidor Web
Programa que fornece o material apresentado pelo browser. Pode conectar-se a bancos de dados.
Servlet
Applet que roda num servidor. Em geral, o termo se refere a um applet Java que é executado num servidor Web. Esse tipo de programa tem-se tornado comum como substituição aos programas CGI.
Shockware
É um formato comprimido que permite arquivos de mídia.
Site
Conjunto de páginas publicadas na internet. Um site, na maioria das vezes, é composto por várias páginas: uma inicial, chamada de home-page, e outras que podem ser acessadas através dela. O site pode pertencer a uma empresa, uma pessoa, um profissional liberal, uma instituição pública etc. Em português, a palavra significa lugar.
SMTP
O Simple Mail Transfer Protocol é o protocolo Internet usado para correio eletrônico.
Software
É todo programa executado pelo computador. Também conhecido pelo nome de "aplicativo", pode ser definido como um grupo de arquivos construído por profissionais de programação, com o objetivo de realizar determinada função ou tarefa. Por exemplo, o Word é usado para editar textos, o Excel é uma planilha de dados e o Internet Exlorer é usado para navegar na internet.
Spam
Mensagem eletrônica não solicitada e, portanto, indesejada, geralmente de apelo comercial, recebida por e-mail ou via listas de discussão. Disparadas em grande quantidade, essas correspondências são enviadas a endereços capturados aleatoriamente na rede e congestionam o tráfego de dados. Embora incoveniente e declaradamente hostilizada, a prática não é considerada ilegal, mas depõe contra a empresa, fornecedor ou prestador de serviço que a adota. O termo tem origem em uma marca norte-americana de comida enlatada. O ato de enviar mensagens dessa natureza chama-se spamming e a pessoa que o pratica é conhecida por spammer.
SSI e SS Extentions
Sigla de Server Side Include. Comentário no código HTML que faz o servidor montar uma página Web no momento em que ela é solicitada. As páginas que contêm SSI recebem extensões SHL, STM, SHTM ou SHTML
Streaming
Tecnologia de transmissão de áudio e vídeo em tempo real, sem que haja necessidade de download dos dados. Ao tráfego de programas de rádio e tevê com esta tecnologia denomina-se webcasting.
Switch (comutador)
Quando se usa um hub, as estações se comunicam pelo mesmo canal físico. Assim, existe a possibilidade de congestionamento e perda de tempo na retransmissão das informações. O switch corrige esse problema.
Ou seja, se, em uma rede, um hub dispõe de 10 Mbps para dividir entre todos os micros, um switch com a mesma velocidade permite que cada equipamento se comunique com a velocidade total.
Tag (rótulo)
Termo usado para definir rótulos para documentos HTML. Por exemplo: as tags e definem uma área em negrito de um documento escrito em HTML.
TCP/IP
Tipo de protocolo utilizado para facilitar a organização e a transmissão de dados e informações via rede, que se encarrega também de selecionar e trilhar o melhor caminho entre emissor e receptor.
TELNET
Protocolo/programa que permite a ligação de um computador a um outro, funcionando o primeiro como se fosse um terminal remoto do segundo. O computador que "trabalha" é o segundo enquanto que o primeiro apenas visualiza no vídeo os resultados e envia os caracteres digitados (comandos) no seu teclado.
TI
Sigla da expressão tecnologia da informação, designa o conjunto de conhecimentos, recursos, técnicas e procedimentos de informática aplicados a todos aspectos da vida social e comunitária (telecomunicações, administração, entretenimento, marketing etc.).
Trojan
Em português, cavalo de tróia. Espécie de programa invasor, camuflado como inofensivo, que se não se multiplica como um vírus, mas que contém códigos mal-intencionados projetados para roubar dados do usuário.
Tweet
É o nome dado a cada mensagem postada no Twitter (serviço de microblog).
Twitter
É um misto de Rede Social e Microblog que permite distribuir mensagens de texto a usuários cadastrados utilizando SMS, Instant Message e e-mail.
Unix
Sistema operacional com características de multi-tarefa preemptiva, criado nos anos 70, nos Bell Labs. Desde a época, evoluíram muitas variantes diferentes do sistema operacional.
Upload
Fazer o upload de um arquivo. Ato de transferir o arquivo do seu computador para um computador remoto, usando qualquer protocolo de comunicações.
Urban legends
Em português, lendas urbanas. Histórias falsas que circulam pela internet - em e-mails, listas de discussão e até sites - reproduzidas e retransmitidas exaustivamente, a ponto de serem tomadas como verdadeiras. São os casos das correntes que prometem riqueza instantânea se enviadas a tanta e tantas pessoas; narrativas sobre ameaças e crimes fictícios; alertas sobre vírus irreais, capazes de destruir computadores, celulares e até eletrodomésticos; anúncios fantasiosos sobre empresas que oferecem dinheiro aos usuários que mandam determinada mensagem a centenas de endereços etc. Constituem uma modalidade de spam e congestionam a rede, tornando o tráfego de dados mais lento e instável.
URL
Uniform Resource Locator. Localizador Uniformizado de Recursos.
Norma que determina como devem ser escritos os endereços na internet.
Ex: http://www.politicaparapoliticos.com.br é uma URL, ou um endereço na internet.
URL
Do inglês, Uniform Resource Locator, é o endereço de um documento ou site na internet. A URL do site Política Para Políticos, por exemplo, é http://www.politicaparapoliticos.com.br.
Viewer
Programa que permite ver (daí o seu nome) um arquivo gravado num determinado formato. Existem, portanto, viewers de GIF, JPEG, BMP, etc.
Vírus
Programa cujo código mal-intencionado é capaz de danificar e até destruir dados em um computador. Usualmente, os vírus são disseminados via internet (em downloads e sites de origem duvidosa e, ainda, em e-mails) e, também, por meio de mídias (CDs, DVDs etc) contaminadas que, uma vez rodados, plantam o invasor na máquina em questão. Manter sempre ativos no computador um programa antivírus devidamente atualizado e um bom firewall ajudam a prevenir infestações.
WAP
Acrônimo de wireless application protocol, designa o protocolo que permite a aparelhos de telefonia celular conectarem-se à internet.
Web
Do inglês, significa teia, rede. O termo é usado para resumir a expressão World Wide Web, abreviada para www, em português, grande rede mundial. A World Wide Web é uma rede de documentos em formato HTML que estão interligados e espalhados em computadores do mundo inteiro.
Web 2.0
O termo se refere à "nova internet", fundamentada no conteúdo colaborativo e por isso também conhecida como "web participativa".
Web Semântica
Também conhecido como Semântica da Web. É um conceito concebido pelo físico inglês Tom Berners-Lee, o criador da World Wide Web, cuja proposta, ainda em desenvolvimento, por um grupo de pesquisadores do W3C, por ele liderado, é estruturar todo o conteúdo disponível na Internet. Essa estruturação será baseada num conjunto de regras, que permitirá a localização eficiente e precisa da informação desejada.
Weblog
A expressão resulta da união de duas palavras inglesas: Web (Teia) + log (Registro). O serviço de Weblog foi inicialmente desenvolvido pelo norte-americano Evan Williams, proprietário da Pyra Labs. Ele criou um publicar de conteúdo, um software chamado blogger. Os Weblogs ou blogs se transformaram em um grande sucesso. Atualmente são um canal de expressão individual na Web, deixando de ser usado apenas como um diário, para oferecer conteúdos especializados nos mais diversos assuntos.
Webmail
Modalidade de correio eletrônico via web, que permite ao usuário receber e mandar e-mails de qualquer máquina conectada à internet, sem a necessidade de assinatura em algum provedor.
Webmaster
É a pessoa encarregada de desenvolver e gerenciar as páginas Web de um Site ou Portal.
Wiki
A expressão vem de uma palavra havaiana que significa “rápido”. Na Internet, diz respeito a um Software que permite a edição coletiva de documentos através da internet. O recurso é muito usado em ambientes de desenvolvimento colaborativo para registrar a evolução dos trabalhos ou para fazer manuais de usuário.
Wireless
Termo que designa sistemas de telecomunicações em que os sinais são transmitidos por ondas eletromagnéticas, dispensando o uso de fios.
Worm
Termo inglês que, em português, significa verme. Tipo de vírus transmitido via e-mail, não necessariamente associado a algum programa. Um invasor worm se multiplica rapidamente em um computador, podendo provocar a paralisação de toda a máquina.
XML
Sigla de eXtensible Markup Language, uma espécie de html estendido que foi desenvolvido pela W3C. Essa linguagem permite que o designer de páginas Web crie tags próprias não existentes no html. Com o XML, pode-se criar links apontando para mais de um documento, diferentemente do que ocorre com os links do html, que sempre se referem a um endereço único.
XModem
Um protocolo de transferência de dados por modem, relativamente lento.