COMPARTILHAR
Capa > Mandato > Leis do Poder

Não seja ingrato com subordinados.

Francisco Ferraz
Publicado em: 17/01/2017

A ingratidão em relação aos subordinados é um daqueles defeitos do político que acarreta consequências muito negativas para o seu poder e introduz uma mancha dificilmente removível em sua imagem.

Como diz Maquiavel, nos Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio: “o vício da ingratidão nasce da avareza e da desconfiança”.

A ingratidão possui um efeito destrutivo na política porque, como revela a aguda percepção de Maquiavel, é um defeito que tem a sua origem na fraqueza do líder.

Por avareza, Maquiavel quer significar a incapacidade de o líder aceitar compartilhar a glória, o mérito, o sucesso, com os outros.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

A página do Política para Políticos é excelente em tudo, desde a diagramação até as matérias publicadas. Leio todos os textos, eles têm me ajudado muito no trabalho. Sou assessor de um deputado federal já fui candidato a vereador na minha cidade e pretendo tentar novamente.

Nelito Salgado
Governador Valadares - MG

Leia mais >>