Escândalo político: o ponto alto da política espetáculo

Francisco Ferraz
Publicado em: 11/01/2017

As denúncias e acusações de ilegalidades e corrupção, do Petrolão e da operação lava-jato, que com tanta frequência são divulgadas pelos veículos de comunicação há pelo menos 2 anos, trouxeram novamente para o primeiro plano a temática do escândalo político.

Mais uma vez são gravações, documentos, declarações e fotos os elementosque determinam o grau de gravidade dos fatos e, se eles possuem combustível suficiente, para criar um escândalo político.

Sem elementos factuais que ensejem uma forte desconfiança sobre a culpabilidade dos acusados, dificilmente um escândalo político toma corpo. É esta desconfiança que atrai a curiosidade dos leitores/expectadores e o interesse dos veículos de comunicação.

A política então, como é praticada pelos políticos e relatada pelos jornais, revistas e TV, adquire as características de um grande espetáculo, no qual o escândalo tornou-se o seu programa de maior atração. 

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Tenho recebido os emails, do Política para Políticos, e estou me sentindo satisfeito, quero dar os parabéns, pelo site, muito importante e inteligente.

Mario Mello
Macaé - RJ

Leia mais >>