Macartismo: como uma tirania pode crescer dentro de uma democracia.

Francisco Ferraz
Publicado em: 05/12/2016

O episódio político, que se tornou conhecido como macartismo, ocorreu na década de 1950, nos EUA, criado e comandado pelo Senator do estado de Wisconsin, Joseph Mc Carthy.

Em que consistiu o macartismo, porque se tornou uma tirania que cresceu dentro de uma democracia, e como Mc Carthy conseguiu criar e comandar este “monstro” político, é o tema deste texto que inaugura este capítulo da história politica dos Estados Unidos, da década de 1950.

O macartismo em resumo

Os dois momentos mais importantes das sessões destes comitês foram, respectivamente: A condenação dos “10 de Hollywood” pelo Comitê da Câmara dos Deputados, e o histórico confronto do advogado Joseph Welch com  McCarthy, por ocasião das audiências Exército x McCarthy no Subcomitê Permanente do Senado para Investigações, à época (1954) presidido pelo Senador Karl Mundt.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Sou secretária-executiva e sempre que abro meus e-mails fico feliz com as informações que recebo de vocês. Essa página é rica de informações e quem acessa obtém um alto conhecimento. Acho que todos os políticos e todos os que pretendem ingressar na carreira política deveriam acessar essa página. Parabéns!

Manuelina Batista
Mateus Leme - MG

Leia mais >>