
O que é Fascismo?
Francisco Ferraz
Publicado em: 28/10/2016
Sistema político de concentração absoluta do poder no governo dirigido pelo Líder, que não depende de eleição para conquistar sua posição.
O fascismo instala o regime do:
- partido único,
- nacionalismo extremado,
- centralização administrativa,
- supremacia do interesse nacional sobre os interesses de classe,
- exercício arbitrário e sem controle social do seu poder absoluto sobre a sociedade,
- radical oposição à democracia, ao governo representativo, a sindicatos independentes, aos direitos e garantias individuais,
- ausência absoluta da liberdade de imprensa e aos princípios liberais,
- dominação absoluta da sociedade pelo partido e estado,
- doutrinação permanente da ideologia, desde a mais tenra idade da criança.
O regime fascista, assim como o comunista, são exemplos de regimes totalitários que, contrariamente a regimes autoritários (ditadura) não se satisfazem com a apatia e desinteresse político do cidadão para com a política. No totalitarismo o cidadão está sempre precisando dar demonstrações de que apoia o regime e suas autoridades. Esta a razão das manifestações públicas programadas e controladas pelo partido que reúnem centenas de milhares ou mais de pessoas para tornar público e visível o apoio ao regime e aos líderes.
Exemplos históricos de regimes fascistas: Itália de Mussolini (1922 a 1945) Nazismo (1933 a 1945). Exemplos históricos de regimes totalitários: regimes fascistas (Itália e Alemanha) – regimes comunistas (União Soviética, China, Coréia do Norte, Cuba)
Outros artigos dessa coluna
Opinião do leitor
Prezados senhores, parabéns pelo conteúdo bastante dinâmico e informativo do site. Além das seções de cunho político atual, chamou-me a atenção a seção de especiais históricos.
Ricardo Albuquerque
Rio de Janeiro - RJ