O uso do testemunhal no comercial

Francisco Ferraz
Publicado em: 04/03/2016

Uma das formas mais usadas de comerciais de campanha é o que usa “testemunhal”, isto é, a declaração de pessoas comuns seja para elogiar o candidato ou para atacar o adversário.

A frequência com que este modelo de comercial é usado, indica que certamente é eficiente. Todos os candidatos usam, e em todas as eleições eles aparecem.

A produção procura pessoas que representem os grupos que preferencialmente pretendem atingir com a campanha. Assim, suas referências profissionais, idade, nome podem aparecer escritas na tela, mas acima de tudo um visual representativo do grupo desejado é valorizado.

A peça invariavelmente procura passar a imagem de que as pessoas chamadas a testemunhar foram escolhidas ao acaso, como se fosse uma pesquisa feita na rua. Estas pessoas, na realidade, ou  são contatadas antes e concordam em gravar, ou são atores contratados. Em qualquer dos casos busca-se um depoimento o mais espontâneo possível, para dar credibilidade ao testemunho.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

O site é bom, os temas selecionados são pertinentes e o resgaste histórico apropriado para entendermos a origem de alguns vícios da política brasileira. Porém, como nortista, sinto falta de oportunidades em eventos em nossa região que debatam os temas da ciência política e da política prática. Parabéns a equipe toda.


Luiz Claudio S. Lago
Belém - PA

Leia mais >>