
A construção da modernidade
Francisco Ferraz
Publicado em: 29/01/2016
O grande tema da política no fim do século XIX e durante o século XX foi a construção da modernidade. Revolução industrial, nacionalismo, guerras mundiais, revolução socialista, independência dos países colonizados, urbanização, revolução tecnológica e outros processos sociais podem ser vistos como capítulos do processo de conquista da modernidade.
Somente a Inglaterra, entretanto, conheceu em toda sua extensão e profundidade o que significou o surgimento de uma sociedade moderna, no interior de uma tradicional. A modernização na Inglaterra do séc. XIX mudou a sociedade, sua paisagem, seus processos, mas mudou igualmente o homem, suas instituições e seus valores.
A profundidade com que a Inglaterra feriu a sua sociedade tradicional talvez explique a sua exacerbação na veneração da tradição e dos símbolos e rituais do passado.
A modernização inglesa foi um processo provocado pela Sociedade, no qual o Estado teve reduzida participação.
Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.
![]() |
Já sou assinante |
Opinião do leitor
Depois de um bom tempo pesquisando na internet algumas páginas não encontrei até aqui nada que me fizesse prender a atenção como ocorreu agora, leio e releio tudo que é noticado por vocês e tenho aprendido muito sobre a minha paixão que é a política. Continuem assim e muito obrigado.
Luiz Carlos de Oliveira Barbosa
Brasìlia - DF