A construção da modernidade

Francisco Ferraz
Publicado em: 29/01/2016

O grande tema da política no fim do século XIX e durante o século XX foi a construção da modernidade. Revolução industrial, nacionalismo, guerras mundiais, revolução socialista, independência dos países colonizados, urbanização, revolução tecnológica e outros processos sociais podem ser vistos como capítulos do processo de conquista da modernidade.

Somente a Inglaterra, entretanto, conheceu em toda sua extensão e profundidade o que significou o surgimento de uma sociedade moderna, no interior de uma tradicional. A modernização na Inglaterra do séc. XIX mudou a sociedade, sua paisagem, seus processos, mas mudou igualmente o homem, suas instituições e seus valores.

A profundidade com que a Inglaterra feriu a sua sociedade tradicional talvez explique a sua exacerbação na veneração da tradição e dos símbolos e rituais do passado.

A modernização inglesa foi um processo provocado pela Sociedade, no qual o Estado teve reduzida participação.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Os artigos são ricos em informações, eu uso como fonte de estudo. Nunca um site de marketing político foi tão objetivo e sem medo de estar criando novos concorrentes. Vocês transmitem informações valiosas e ricas em aprendizado.

Jean Carlos Parente
Juazeiro do Norte - CE

Leia mais >>