O inimigo de seu inimigo é seu amigo?

Francisco Ferraz
Publicado em: 16/01/2017

Essa é uma das muitas ilusões que formam a atmosfera da política. Como toda ilusão, gera falsas expectativas, conduz a conclusões precipitadas e induz ao erro, sob variadas formas.

Geralmente, o inimigo de seu inimigo, que busca aproximar-se de você, é um indivíduo passional, dominado pelo ódio, cujo objetivo único, ao apoia-lo é infligir um dano ao seu objeto de ódio, pouco ou nada lhe importando a sua candidatura.

Em geral é ex amigo do seu adversário que, por motivos de ordem pessoal, desiludiu-se com o antigo amigo, sentiu-se traído por ele, ou julgou-se prejudicado por alguma ação ou atitude, a tal ponto que a amizade de outrora se transformou num ódio pessoal, radical e irreversível.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Atuo na política há muito tempo e quando vi o site "Política para Políticos" reconheci que estava diante de profissionais com experiência prática no ramo. Além disso, as análises de conjuntura e os exemplos históricos dão segurança às informações e estimulam a reflexão de quem o lê. Sem dúvida, este site é um "guia para a ação".

Lourival Carvalho
Rio de Janeiro - RJ

Leia mais >>