O ethos do compromisso na cultura política americana.

Francisco Ferraz
Publicado em: 31/07/2017

Um traço distintivo da cultura política americana, no que diz respeito à institucionalização do conflito, é a predominância da busca de um compromisso, como mecanismo para resolvê-lo por via de acordo entre as partes.

O espírito de compromisso se expressa por um pressuposto e um procedimento universalmente aceito. O pressuposto é a convicção socialmente compartilhada de que, entre pessoas sensatas, sempre será possível chegar a um acordo entre duas pretensões contraditórias. O procedimento é o engajamento das duas partes numa negociação, cada uma partindo de sua posição inicial rumo a um meio termo que seja aceitável e satisfatório para ambos.

Este padrão de comportamento é tão fortemente internalizado que, mesmo em casos em que o compromisso parece ser impossível para um observador externo, as partes se comportam dentro do pressuposto de que o ponto intermediário do compromisso existe e que deve ser procurado.

É óbvio que, por motivos estratégicos, as partes podem recorrer à tática de evitar o compromisso por certo período de tempo. Não podem, entretanto, exagerar, e jamais podem fechar as portas para negociações. Se o fizerem, sofrerão sanções sociais por parte do grupo que representam e por parte da sociedade.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Todos os dias leio o vosso caderno. Sou político, fui deputado nacional e presidente da comissão de relações internacionais. Fui também presidente da liga parlamentar de amizade Moçambique/Brasil. Presentemente preparo a minha candidatura para a prefeitura. Vocês estão de parabéns.


Dionísio Ferreira Quelhas
Maputo - MT

Leia mais >>