Reeleição e o marketing de fim de gestão

Francisco Ferraz
Publicado em: 28/09/2017

A tentativa de reeleição, como se sabe, é sempre problemática. As eleições, de uma maneira geral, tendem a ser vistas pela maioria dos eleitores como uma mobilização de esperanças, como a oportunidade ideal para obter novas conquistas e vantagens, como a possibilidade de decidir um futuro onde se realize aquilo que ainda não foi feito.

Nesta perspectiva, a eleição, como regra, favorece o candidato da mudança em relação ao da continuidade.

O eleitor carrega um voto no bolso que lhe dá condições de participar de uma “compra coletiva”. O período eleitoral, a campanha, com toda a controvérsia que ela gera, equivale a um passeio pelas lojas, olhando vitrines, avaliando produtos, comparando-os, com vistas a fazer a “sua compra”.

Como qualquer “comprador”, o eleitor sente-se mais atraído pelo novo que pelo conhecido, pela mudança do que pela continuação do que já existe, por novas “caras” do que por aquelas já familiares.

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Opinião do leitor

Coincidência ou não, fiquei extremamente contente ao tomar ciência de que algumas de minhas sugestões, como as leituras básicas para o político, foram incorporadas ao site. A distribuição dos assuntos ficou muito mais prática e atual, tendo em vista as próximas eleições. Apenas achei que a localização dos assuntos já publicados ficou um tanto quanto complicada. De resto, melhorar o site, que parecia impossível, foi feito com muito sucesso e bom gosto. Parabéns!

Rodrigo dos Santos
Viamão - RS

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