
Reeleição e o marketing de fim de gestão
Francisco Ferraz
Publicado em: 28/09/2017
A tentativa de reeleição, como se sabe, é sempre problemática. As eleições, de uma maneira geral, tendem a ser vistas pela maioria dos eleitores como uma mobilização de esperanças, como a oportunidade ideal para obter novas conquistas e vantagens, como a possibilidade de decidir um futuro onde se realize aquilo que ainda não foi feito.
Nesta perspectiva, a eleição, como regra, favorece o candidato da mudança em relação ao da continuidade.
O eleitor carrega um voto no bolso que lhe dá condições de participar de uma “compra coletiva”. O período eleitoral, a campanha, com toda a controvérsia que ela gera, equivale a um passeio pelas lojas, olhando vitrines, avaliando produtos, comparando-os, com vistas a fazer a “sua compra”.
Como qualquer “comprador”, o eleitor sente-se mais atraído pelo novo que pelo conhecido, pela mudança do que pela continuação do que já existe, por novas “caras” do que por aquelas já familiares.
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Opinião do leitor
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Aderbal Menezes de Jesus
Simões Filho - BA