
Filibustering no Supremo
Francisco Ferraz
Publicado em: 29/05/2017
Numa das sessões de julgamento do mensalão, o relator, ministro Joaquim Barbosa, num dado momento explicou as razões para uma determinada atitude sua como sendo uma medida destinada a evitar filibustering. Barbosa completou a expressão com um discreto sorriso malicioso.
O significado da expressão, ao que tudo indica, não foi compreendido, já que não provocou resposta do ministro a quem ela foi dirigida.
Na realidade trata-se de uma expressão peculiar ao Poder Legislativo americano, em especial ao Senado, inexistente em outros países. A origem do termo é filibuster, isto é, filibusteiro, corsário, pirata, em especial aqueles que frequentavam a ilha de Tortuga, no Caribe.
Filibuster é um artifício de discussão em plenário onde um parlamentar em minoria estende o debate sobre uma determinada lei com o único objetivo de obstruir sua votação, evitando desta forma que o projeto de lei seja efetivamente votado pela maioria que o aprova.
Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.
![]() |
Já sou assinante |
Opinião do leitor
Gostaria de parabenizá-los pelo belíssimo trabalho que tem demostrado para nos eleitores.
Ana Paula Marcolan
Passo Fundo - RS