COMPARTILHAR
Capa > Variedades > Humor Político

O ventre legislativo, de Honoré Daumier

Francisco Ferraz
Publicado em: 09/03/2016

O ventre legislativo, de Honoré Daumier

O ventre legislativo (acima) é uma das mais famosas charges/caricaturas feitas por Honoré Daumier, o clássico caricaturista francês (1808-1879). O ventre legislativo é o nome derrogatório que se deu aos políticos de centro na França de 1830, do governo do rei Louis Phillippe que num discurso em 1831 deu a conhecer sua intenção de “se manter politicamente numa posição de ‘justo meio-termo’ igualmente distanciado dos excessos do poder popular e dos abusos do poder real”

Essa fórmula usada por Louis Phillippe para definir sua posição política, foi explorada pelo diretor das revistas Charivari e Caricatura – Charles Philipon- para a publicação de litografias satíricas das “celebridades do justo meio”.

As caricaturas que integram essa litografia de Daumier são de personagens influentes do regime da monarquia de Julho do rei Louis Phillipe, deputados provenientes da magistratura, da indústria, dos bancos, jornalistas ligados ao governo, todos conservadores e hostis às idéias republicanas, as celebridades do “justo meio”.

Essa galeria de tipos havia sido encomendada de Daumier e, antes de ser desenhada, fora esculpida em argila e pintada. Que se constituem na mais notável série de caricaturas esculpidas já realizadas. Dessas charges esculpidas, infelizmente existem ainda hoje apenas 36.

É de um conjunto desses que Daumier fez sua litografia clássica – O ventre legislativo.

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Gostei muito curso de política. Quero me aprofundar no assunto, pois quero ser um bom político.

Genvaldo da Silva
Sumaré - SP

Leia mais >>