COMPARTILHAR
Capa > Variedades > Imagem da Semana

The Johnson Treatment

Francisco Ferraz
Publicado em: 29/06/2015

 

Lyndon Johnson

O presidente Lyndon Johnson, que sucedeu John Kennedy após sua morte, tinha um estilo muito próprio de conversar, principalmente quando tentava convencer, buscar apoio, mudar a opinião do seu interlocutor. Ficou conhecido como “Johnson treatment” (o tratamento de Johnson).

Consistia basicamente em fazer uma forte pressão sobre aquela pessoa que ele tentava mudar a opinião, convencer, persuadir, seja por contato telefônico, por interpostas pessoas ou pelo contato pessoal. Resultava numa verdadeira perseguição que visava provocar constrangimento, cansaço, temor.

No contato pessoal, Johnson invadia o espaço da privacidade individual, aproximando-se do rosto e do corpo do interlocutor, a ponto de fazê-lo se inclinar para trás para evitar tanta proximidade. Note na sequência de fotos acima, como a cada foto ele avança sobre seu interlocutor, fazendo-o inclinar-se de costas sobre a mesa.

Lyndon Johnson

 

 

Nesta foto ao aldo, sua inclinação força a inclinação do outro que precisa inclusive adotar uma posição inclinada e defensiva dos pés, enquanto Johnson permanece com os dois pés bem assentados no chão.

O desconforto, o mal estar e a tensão provocada pela posição que foi obrigado a adotar fica plenamente visível na posição do pé direito da “vítima”, cuja ponta está descolada do chão, o que só se consegue forçando os dedos contra o couro do sapato para cima!

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Parabéns. O site já era bom e ficou muito melhor. Todos os dias aprendo com vocês. Mais uma vez, parabéns.

Helio Ferreira
Carapicuíba - TO

Leia mais >>