COMPARTILHAR
Capa > Variedades > Humor Político

Caricaturas de APE para a Vanity Fair

Francisco Ferraz
Publicado em: 27/10/2015

APE

Nascido em Cápua (1839) no reino de Nápoles, quando jovem fazia caricaturas de membros da sociedade napolitana, à qual pertencia.

Após um caso de amor fracassado e a morte de sua irmã, viajou para Londres onde se estabeleceu e onde morreu em 1889. Na capital inglesa dedicou-se a produzir desenhos e caricaturas.

SPYSeu primeiro trabalho data de 1869, uma caricatura de Benjamin Disraeli na revista Vanity Fair, pouco antes de adotar como pseudônimo APE.


Pellegrini/APE é um dos mais celebrados cartunistas, um verdadeiro clássico nessa arte. Junto com ele tornar-se-á igualmente famoso SPY (Sir Leslie Ward) outro clássico da caricatura que dividia as páginas da Vanity Fair com APE.

Na seleção das três caricaturas de APE publicadas em PpP (veja abaixo), uma delas – a de Sir John Russel – é também do ano de 1869, data de sua primeira obra para a Revista.

 

 

 Lord Halifax

Earl Spencer

Earl Russel

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Tenho acessado com freqüência o site e, quase sempre, fico surpreendido com a qualidade dos artigos. É, certamente, uma ferramenta de grande utilidade para os militantes. Textos curtos, sintetizados, e com grande alcançe prático. Continuem assim.

Salvador Mustafa Campos
Pacaembu - SP

Leia mais >>