
Comercial "Gargalhada": o humor como arma de ataque
Francisco Ferraz
Publicado em: 18/11/2015
A campanha negativa (propaganda política com intuito de desqualificar pessoal, profissional ou politicamente o adversário) tem-se revelado uma arma de campanha muito poderosa, mas cujo uso envolve riscos elevados.
O mau uso desta arma volta-se sempre contra quem a utilizou. Uma das formas de reduzir este risco tem sido o humor. Reveste-se o ataque ao adversário num formato humorístico, o que o torna menos agressivo e mais aceitável para o eleitor.
O argumento é que o expectador é mais receptivo à informação negativa se ela for apresentada num formato humorístico, do que se for exposta de uma maneira direta e agressiva.
Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.
![]() |
Já sou assinante |
Opinião do leitor
Tenho grande admiração pelo conteúdo do site. Leio os textos, sempre que possível, e sempre aprendo novos conceitos e modos de atuação em campanha. Vou me candidatar um dia e quero ser um ótimo político.
João Sérgio Moreira
Maringá - PR