Impossível agradar a todos.

Francisco Ferraz
Publicado em: 26/09/2016

Conquistar o poder equivale a aumentar a capacidade de impor a sua vontade aos outros. Já vimos como o poder coloca ao alcance de seu titular, uma massa de energia, composta de competência para baixar normas e regras impositivas, além de recursos humanos materiais, e financeiros.

Essa massa de energia, que representa o poder do homem sobre o homem, confere um alcance e uma latitude peculiar à vontade do governante. Ela o torna uma pessoa diferente das outras. Alguns governantes deixam-se embriagar por esta condição e se apropriam do poder como uma propriedade pessoal, esquecendo que na verdade apenas o detêm, como mandatários da população, para o objetivo de realizar ações de interesse coletivo.

Por esta razão a frase de Lord Acton : "O poder tende a corromper, o poder absoluto corrompe absolutamente" tornou-se a máxima mais conhecida da política ao longo da história. Entretanto, mesmo aquele que não se embriaga com o poder, é transformado por ele. Sobretudo nos primeiros meses de mandato, fica difícil identificar onde estão os limites do seu poder.

O contraste entre a situação anterior e a nova é demasiado marcante. Os símbolos do poder, o comportamento das pessoas, a sensação de estar no ápice da hierarquia, são inevitavelmente perturbadoras. É dentro deste contexto psicológico que costuma ocorrer o erro de achar que é possível agradar a todos.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

A página do Política para Políticos é excelente em tudo, desde a diagramação até as matérias publicadas. Leio todos os textos, eles têm me ajudado muito no trabalho. Sou assessor de um deputado federal já fui candidato a vereador na minha cidade e pretendo tentar novamente.

Nelito Salgado
Governador Valadares - MG

Leia mais >>