Ponha-se à frente das ideias do século.

Francisco Ferraz
Publicado em: 09/02/2017

"Ponha-se à frente das ideias do século e aquelas ideias seguirão você e lhe darão sustentação.
Ponha-se a reboque delas e elas o arrastarão.
Ponha-se contra elas e elas o destruirão"
(Louis Napoleon Fragments Historiques)

Louis Napoleon escreveu esta frase por volta de 1839. Doze anos ainda o separavam da conquista do poder, e do início da implantação do II Império. Exilado na Inglaterra, após o fracasso do golpe de Strasbourg e antes de igual fracasso na tentativa de tomar Boulogne, o sobrinho de Napoleão I refletia sobre a sua pretensão de recuperar o trono que havia sido de seu tio.

Naquele momento o poder não poderia estar mais distante e a pretensão pareceria, a qualquer um, despropositada. Não obstante, Louis Napoleon, um voluntarista, obcecado com a idéia de que o tempo dos Napoleões não havia ainda passado, não abandonava sua esperança, manifestando a um só tempo sua disposição para esperar e confiança em si mesmo, no "moto" tantas vezes repetido: "J espère em Dieu et je crois en moi".

Esperar e confiar foi a receita que, a contragosto, todos os líderes políticos dos tempos modernos que conquistaram o poder, tiveram que se submeter. Quem a ela não se submeteu foi derrotado e até liquidado.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

"Política para políticos" é um site de suma importância para todos àqueles que vão disputar um pleito eleitoral, além de sua importância para os profissionais da área da história da ciência política. Os temas abordam com extrema precisão "o comportamento a ser adotado pelo pré candidato" na conquista do voto do eleitor, enfatizando ricamente a
cultura eleitoral do povo brasileiro. Parabéns, este site além de orientar como disputar uma campanha eleitoral, é um manual ético de regras de campanha.

Tânia Mara Silva Neves
São Mateus - ES

Leia mais >>