Comerciais de TV: As 7 diretrizes básicas

Francisco Ferraz
Publicado em: 11/10/2017

1. Cada comercial deve desenvolver uma idéia e apenas uma
O comercial de TV, como regra limitado a não mais que 60", tem a sua eficiência maximizada quando comunica uma idéia forte com clareza e imaginação. As campanhas, entretanto, recorrem cada vez mais a comerciais menores, de 30" e até de 15", nos quais é ainda mais óbvio que não mais que uma idéia pode ser apresentada.

2. O comercial deve usar a TV como mídia visual
Quando se usa a TV, não se limite a dizer, mostre o que está dizendo. Conte a história com imagens: mostre a fábrica fechada, a praia poluída, o carro sendo arrombado. Faça com que o texto "saia" da imagem, que a mensagem seja corroborada pela imagem.

3. Cada comercial produzido deve ser freqüentemente repetido
Um mesmo comercial precisa ser visto mais de 5 vezes para produzir uma impressão em quem o assiste. Nas pesquisas psicológicas, concluiu-se que são necessárias 3 vezes para registrar o comercial. Entretanto, estas pesquisas são feitas em condições de laboratório.

Na situação real, onde o comercial em questão disputa a atenção do espectador com inúmeros outros estímulos visuais, os publicitários consideram que 5 vezes é o número mínimo para o registro mental. A partir da quinta visualização, termina a fase de registro e começa a do aprendizado. A repetição também atende ao princípio básico da publicidade eleitoral, embora há que estar atento para a possível "saturação". Se o comercial é muito bom, e produziu os efeitos que se desejava, já pode ser retirado do ar por algum tempo e depois retornar, ou ainda, partes dele podem vir a ser reaproveitadas num outro comercial.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Quero parabenizar todos que fazem este site tão maravilhoso. Tenho uma paixão por política,mas infelizmente não tenho tempo suficiente para me dedicar mais, trabalho muito. Mas sempre que posso leio o meu email e sempre me atualizo com todas as informações que vocês passam.

Eliete de Oliveira Lins
Olinda - PE

Leia mais >>