Uma estrutura básica para a comunicação no executivo.

Francisco Ferraz
Publicado em: 08/06/2017

A comunicação está para o político como o oxigênio está para a vida. Foi mediante uma comunicação competente que ele se elegeu, é por meio de uma comunicação igualmente eficiente, que ele justifica, no poder o acerto de sua eleição e o sucesso futuro de sua carreira.

O princípio vale igualmente para os cargos legislativos, assim como para os executivos, embora, para estes últimos, a necessidade de uma comunicação eficiente seja muito maior. Por esta razão, a legislação e a peça orçamentária dão ao poder executivo os meios para montar uma estrutura de comunicação. O equívoco mais comum nesta etapa é montar uma estrutura apenas com a assessoria de imprensa, focada predominantemente na mídia impressa.

Mesmo que os jornais tenham inegável importância e peso documental, as outras mídias devem ser adequadamente contempladas na montagem desta estrutura. É impensável uma comunicação eficiente e abrangente, nos dias de hoje, sem a utilização da TV, assim como do rádio que, pela sua pronta resposta e instantaneidade, não pode ser deixado em segundo plano, sem esquecer da internet: websites e redes sociais.

É evidente que, no legislativo, as estruturas de comunicação serão mais reduzidas. A Casa terá o seu órgão de comunicação que atenderá a sua comunicação institucional e as necessidades de todos os seus membros, embora seja aconselhável que cada um possua o seu assessor próprio. Nestes casos, o que se busca são profissionais com vocação multimídia, capazes de entender e atender tanto os veículos impressos como os eletrônicos. No caso dos macro projetos de comunicação - para o executivo, especialmente - uma vantagem inicial é a estrutura de campanha que, em parte, pelo menos, tende a ser transportada para o governo.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Olá, gostaria de parabenizar aos responsáveis pelo site. Trabalho como assessora para um vereador da minha cidade e esse site me é de grande valia. Eu acesso todos os dias e o que leio aqui passo pra ele, daqui tiro dicas, ideias e meu relacionamento profissional com meu chefe melhorou muito.

Jogiane Emmanuelle
Pedro Leopoldo - MG

Leia mais >>