Pós-eleição - Cuidado para não falar demais

Francisco Ferraz
Publicado em: 31/10/2016

É preciso primeiro colocar-se na situação do candidato eleito, após uma eleição dura e disputada. Durante a campanha era o candidato quem buscava a mídia, quem a procurava para defender-se, apresentar suas idéias e projetos, esclarecer controvérsias, apresentar sua imagem, entre outros objetivos.

Vitorioso, inverte-se de imediato a equação. A mesma mídia que antes se apresentava arredia, desconfiada de que estava sendo usada, agora o procura, tem tempo para ele, e, o que é mais importante, garante-lhe os melhores espaços nos veículos.

Ao mesmo tempo, há uma enorme curiosidade da população sobre o novo governante. As pessoas querem conhecê-lo mais e melhor, saber o que pensa, o que pretende fazer, com quem vai trabalhar, e tantas outras curiosidades normais após toda a exposição pública e controvérsias ensejadas pela campanha. Da parte do vitorioso há, como é compreensível, o desejo de explorar esta súbita boa vontade e disposição dos veículos ao máximo para aumentar a sua popularidade. Ainda mais sabendo que esta situação não vai durar por muito tempo.

Por outro lado, ele também sabe que precisa manter muitas questões (exatamente aquelas em que a mídia está mais interessada) sob reserva. Precisa ganhar tempo para pensar, avaliar pessoas, pesar as pressões, informar-se sobre a realidade do cargo que vai assumir, reavaliar as promessas de campanha e organizar a sua estratégia para o breve período transição-posse-início-primeiros 100 dias.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Quero parabenizá-los por esse site do Política para Políticos, pelas várias matérias publicada nesse portal. Estou gostando muito de ler as histórias de políticos antigos, as matérias de ensinamento aos novos políticos. Enfim, é um portal de deixar como favorito na sua página. Parabéns.

José Carlos Teixeira
Imbituba - SE

Leia mais >>