COMPARTILHAR
Capa > Marketing > Oratória

A Abertura - As partes do discurso

Francisco Ferraz
Publicado em: 13/09/2017

A oratória clássica (Greco- romana) dividia o discurso em 3 partes:

Cada uma dessas partes possui funções específicas e diferentes no ato de comunicação, cujo veículo é o discurso. Desde logo, a parte 2 - desenvolvimento - terá sempre um tamanho maior do que as demais partes. Se concebermos o tamanho do discurso expresso no valor 10, abertura e conclusão somadas não deveriam, como regra, exceder o valor 4, restando o valor 6 para o desenvolvimento.

Esta divisão, excetuados os casos peculiares, é uma boa regra geral, para a construção de um discurso proporcional, do ponto de vista do seu tamanho.Mais importante que o tamanho, porém, é assegurar-se de que as diferentes partes cumpram as suas respectivas funções. Há tratadistas deste assunto, como o Prof. Mário Ferreira dos Santos que dividem o discurso em 6 partes, num desdobramento do modelo clássico.

O prof. Mário Ferreira dos Santos divide-o então em:

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Como político, tenho o maior interesse em ler tudo que está no site. Espero que outros colegas também aproveitem essa chance de se informar. Abraços.

João José Silveira da Costa
Rondonópolis - MT

Leia mais >>