O legislador de primeiro mandato

Francisco Ferraz
Publicado em: 16/03/2016

O legislador de primeiro mandato é um novato, um aprendiz, embora com as condições peculiares de um detentor de mandato popular.

Vamos tratar como legislador de primeiro mandato, tanto aquele que pela primeira vez foi eleito, como o de um legislador que foi eleito para outra casa legislativa (de vereador para deputado estadual ou de deputado estadual para federal, por exemplo). É, portanto, o primeiro mandato na casa, não necessariamente na carreira do político.

Quem já havia passado por uma função legislativa, em outra Casa, ingressa na nova já com alguma experiência e conhecimento. Mas, atenção, "alguma" é o termo, porque cada casa legislativa é única nas suas regras internas, nos seus códigos de comportamento, nas suas tradições e procedimentos. O novo membro será colega de vários outros que se reelegeram e que são "veteranos" naquela Casa. Sua postura inicial deve ser a de quem procura conhecer e se adaptar a uma estrutura que já existia antes dele.

Há certas advertências que são praticamente universais, do tipo: "vá com jeito, vá com calma, procure seguir a maioria" ou "um político nunca é derrotado pelo discurso que não fez". Estas lições já foram praticamente regras. Hoje não têm a mesma vigência, embora, como se verá, não é aconselhável desprezá-las completamente.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Tenho recebido, diariamente, as informações do Política para Políticos e só tenho elogios ao trabalho de vocês, sobretudo quero destacar o alto nível das matérias veiculadas. Vocês estão de parabéns pela qualidade do trabalho. Continuem assim, pois tem sido uma excepcional contribuição para quem lida com estes assuntos.

Divino Pereira de Brito
Belo Horizonte - MG

Leia mais >>