
Desenvolva sua capacidade de supervisão.
Francisco Ferraz
Publicado em: 23/06/2017
Como você vai cuidar do dinheiro público? Você foi eleito, e não aprovado em concurso público de títulos e provas sobre finanças públicas. A menos que sua origem profissional seja a área de finanças, você terá muito pouco conhecimento, e talvez nenhuma experiência, nas complexidades contábeis e financeiras da administração pública.
Não obstante, uma vez eleito, elas passarão a ser uma responsabilidade sua, pessoal e intransferível. É, portanto, indispensável e urgente que você desenvolva a sua capacitação nesta área.
Não pense que você resolve o problema transferindo-o para pessoa qualificada, especializada e de sua confiança. Escolher a pessoa certa é um grande passo - indispensável - para colocar sua administração num rumo seguro. Mas não é tudo!
Só governa realmente quem domina a área das finanças públicas. Logo, você terá que adquirir este conhecimento, se ainda não o possui. A primeira providência é criar um programa de autoeducação para você. Separe algum tempo de sua agenda para estudar e escolha pessoas qualificadas e discretas para ensiná-lo. Seus próprios funcionários, responsáveis pelo setor, poderão exercer esta função, usando exemplos práticos para seu ensinamento.
Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.
![]() |
Já sou assinante |
Outros artigos dessa coluna
18/01/2017 > Use a cabeça: cerque-se de assessores inteligentes
Opinião do leitor
Prezados senhores, na busca de informações políticas na rede me deparei com este portal. Que ótima surpresa! Fiquei satisfeito não só com o seu conteúdo, informativo e pertinente, mas também com a certeza de ter acessado uma das melhores fontes de estudo da a arte política. Interessei-me , em especial, sobre o tema "a oratória da sedução".
Diogo Duarte Barbosa
Porto Alegre - RS