COMPARTILHAR
Capa > Marketing > Oratória

Discurso de Danton à Convenção após a sua condenação.

Francisco Ferraz
Publicado em: 05/05/2017

Este é o último discurso de Danton. Já sem voz, cansado e abalado pela sua condenação como traidor da Revolução, Danton usa a oportunidade de seu último pronunciamento para denunciar Robespierre e os jacobinos.

É o discurso de um condenado, de alguém que, por ironia, vai provar do próprio veneno que ministrou a tantos outros: a guilhotina.

Mas é o discurso de um grande líder,que tem plena consciência de que com a morte entrará definitivamente para a história política da França. Fala naquele momento não para as pessoas que o ouvem. Fala para a posteridade.

Uma reprodução deste discurso pode ser vista no filme “Danton, o processo da revolução” de Milos Forman, com Gerard Depardieu no papel de Danton. Abaixo o ato de condenação, seguido do discurso de Danton.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

A cada dia que passa me completo mais com este site. Para mim, esta é minha faculdade de Ciências Políticas. Parabéns a equipe e continuem nos informando, pois a política é a única arma que pode mudar esse país. Vocês estão contribuindo para essa mudança.

Maria Jacinta
Recife - PE

Leia mais >>