Defina a missão e os objetivos do seu governo.

Francisco Ferraz
Publicado em: 25/11/2016

Ao definir a “missão” do seu governo você estará fixando o Norte de sua administração para todos aqueles que nela trabalham e fixando um critério, em função do qual você será julgado pelos cidadãos. É um passo indispensável para assegurar a unidade de ação, estimular a cooperação interna, e demarcar parâmetros de avaliação do desempenho.

“Missão” é um conceito familiar às religiões. Ele se refere às finalidades últimas da organização: perenes e ao mesmo tempo sujeitas a mudanças e reinterpretações, determinadas ambas pelas transformações que ocorrem na sociedade. A “missão” de uma organização reflete basicamente a sua razão de ser, a sua função, os princípios fundamentais que subscreve. Este é o aspecto perene da missão.

De outra parte, a sociedade está sempre mudando, e o governo, como outras estruturas da sociedade, estarão sujeitos a estas mudanças que implicam na reinterpretação da forma como lida com seus deveres, responsabilidades e atribuições. Quando John Kennedy, no seu memorável discurso de posse, declarou “que a tocha passou para uma nova geração”, ele estava redefinindo a “missão” dos EUA no mundo da sua época:

“Que a mensagem se espalhe, deste tempo e lugar, para amigos e inimigos, que a tocha passou para uma nova geração de americanos - nascidos neste século, temperados pela guerra, disciplinados por uma paz dura e amarga, orgulhosos da sua herança - que não está disposta a assistir ou permitir a gradativa destruição destes direitos humanos, aos quais esta Nação foi dedicada, e em relação aos quais nós estamos comprometidos hoje, na nossa casa e no resto do mundo”

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Gostei muito do site. Traz muita informação que deve ser divulgada.

Mardonio Rodriguês Brandão
Riacho Fundo - DF

Leia mais >>