O Que é Mais Interessante, Um Cargo no Executivo ou no Legislativo?

Francisco Ferraz
Publicado em: 31/08/2017

Quando se aproxima do momento de iniciar os preparativos para enfrentar uma campanha eleitoral, um dilema sempre se impõe: o que é mais interessante, um cargo no executivo ou no legislativo?

Esse dilema esta presente tanto para quem se lança numa disputa eleitoral pela primeira vez quanto para quem já ocupa um cargo eletivo. A solução desse impasse passa necessariamente pela compreensão da natureza dos dois cargos bem como de seus limites e potencialidades.

Essas duas esferas do poder político possuem atribuições distintas e métodos de seleção bastante diferenciados. No executivo o método de seleção ocorre através da fórmula majoritária em dois turnos o que significa que somente será eleito o candidato que obtiver maioria dos votos. Caso isso não ocorra a eleição será decidida num segundo turno do qual participarão os dois candidatos mais votados.

Já para o legislativo a seleção ocorre por meio da fórmula proporcional na qual as vagas são distribuídas entre os partidos conforme a votação total obtida pela legenda e pelos candidatos individualmente.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Os textos do Fehlberg são sensacionais, uma aula de história por quem presenciou muitos fatos como jornalista.

Róger Bitencourt
Florianópolis - SC

Leia mais >>