Pesquisa qualitativa II: o roteiro

Francisco Ferraz
Publicado em: 17/08/2016

O instrumento de pesquisa básico, com o qual o moderador trabalhará é o roteiro. O roteiro, definido pela campanha em contato com o moderador, é constituído de uma sequência de questões que serão o objeto da discussão dos participantes do grupo. O roteiro é o instrumento. Ele deve conter as questões mais importantes para a definição ou avaliação de sua estratégia, ou, se for o caso de teste de peças, as perguntas mais pertinentes para decidir se a peça corresponde ao que dela se espera.

Alguns exemplos de roteiros podem ajudá-lo a entender melhor o funcionamento da pesquisa qualitativa.

Nestes casos, definidos os critérios para a seleção sócio-econômica dos participantes, você adota o seguinte "filtro"(por exemplo): indivíduos que, na data da entrevista, apoiavam outros candidatos, mas não consideravam que esta era uma posição definitiva e, quando perguntados sobre a eventualidade de votar no seu candidato, admitiam esta possibilidade. Você terá então eleitores "soft"de outros candidatos, que aceitam a possibilidade de vir a votar em você.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

As matérias que são oferecidas são de excelente qualidade. Parabéns.

Sandra Helena Barroso Lopes
Alenquer - PA

Leia mais >>