A necessidade do planejamento da campanha

Francisco Ferraz
Publicado em: 24/08/2017

Na grande maioria dos casos será eleito o candidato médio que foi capaz de montar e operar uma campanha moderna e eficiente, porque a vitória eleitoral tende a premiar a campanha mais bem organizada, que comunica de maneira eficaz uma mensagem clara e relevante àqueles eleitores que potencialmente podem votar no candidato. Este é hoje um princípio elementar da campanha eleitoral, universalmente confirmado e válido para qualquer campanha, seja para o governo de um Estado, seja para a Câmara Federal, seja para a Câmara de Vereadores ou até mesmo para a Presidência da República.

Uma campanha eleitoral está sempre lutando contra duas dificuldades críticas: recursos e tempo. Na imensa maioria dos caso, os recursos que uma campanha eleitoral consegue captar são invariavelmente muito inferiores ao que necessita. De outra parte, numa campanha, pode-se comprar tudo, menos o tempo. Há um número limitado e não expansível de meses, semanas, dias, horas e minutos que estão disponíveis para a realização da campanha. Se não forem aproveitados, não há como recuperá-los.

Fazer o melhor uso possível dos recursos e do tempo disponíveis é portanto um desafio logístico e pessoal do candidato e da sua equipe. Esta é a grande e fundamental responsabilidade do planejamento numa campanha.

É somente por meio dele que se consegue distribuir as ações de campanha - e do candidato - no tempo, respeitando os parâmetros de natureza financeira, organizacional, de publicidade e sobretudo de estratégica.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Procurando um site sobre politica encontrei este e estou impressionada com o ótimo conteudo e bom senso. O Política Para Políticos erá otimo para meu crescimento profissional.

Silmara Moraes
Matão - SP

Leia mais >>