A necessidade do planejamento da campanha

Francisco Ferraz
Publicado em: 24/08/2017

Na grande maioria dos casos será eleito o candidato médio que foi capaz de montar e operar uma campanha moderna e eficiente, porque a vitória eleitoral tende a premiar a campanha mais bem organizada, que comunica de maneira eficaz uma mensagem clara e relevante àqueles eleitores que potencialmente podem votar no candidato. Este é hoje um princípio elementar da campanha eleitoral, universalmente confirmado e válido para qualquer campanha, seja para o governo de um Estado, seja para a Câmara Federal, seja para a Câmara de Vereadores ou até mesmo para a Presidência da República.

Uma campanha eleitoral está sempre lutando contra duas dificuldades críticas: recursos e tempo. Na imensa maioria dos caso, os recursos que uma campanha eleitoral consegue captar são invariavelmente muito inferiores ao que necessita. De outra parte, numa campanha, pode-se comprar tudo, menos o tempo. Há um número limitado e não expansível de meses, semanas, dias, horas e minutos que estão disponíveis para a realização da campanha. Se não forem aproveitados, não há como recuperá-los.

Fazer o melhor uso possível dos recursos e do tempo disponíveis é portanto um desafio logístico e pessoal do candidato e da sua equipe. Esta é a grande e fundamental responsabilidade do planejamento numa campanha.

É somente por meio dele que se consegue distribuir as ações de campanha - e do candidato - no tempo, respeitando os parâmetros de natureza financeira, organizacional, de publicidade e sobretudo de estratégica.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Quero parabenizá-los por esse site do Política para Políticos, pelas várias matérias publicada nesse portal. Estou gostando muito de ler as histórias de políticos antigos, as matérias de ensinamento aos novos políticos. Enfim, é um portal de deixar como favorito na sua página. Parabéns.

José Carlos Teixeira
Imbituba - SE

Leia mais >>