COMPARTILHAR
Capa > Cultura > Discursos Célebres

Cícero: A primeira "Catilinária"

Francisco Ferraz
Publicado em: 09/12/2016

 

Ao reproduzir trechos do discurso In L. Catilinam Oratio Prima estamos diante do que certamente é um dos mais brilhantes discursos políticos de todos os tempos, e, sem dúvida, de enorme influência na política romana de sua época.

Socialmente, Roma atravessa uma crise de grandes proporções, em boa parte como resultado do sucesso de suas conquistas. O enorme afluxo de recursos, vindos de todas as partes do mundo, cria um capitalismo voraz, apoiado na grande propriedade, (que dizima a anterior estrutura baseada na pequena propriedade) no capital financeiro, com juros escorchantes, nos grandes fornecedores do exército romano, e na privatização da cobrança de impostos.Foi pronunciado por Marco Túlio Cícero, no Templo de Jupiter Stator, onde o Senado Romano estava reunido. Estamos no ano 63 AC. Esta é uma época de instabilidade política em Roma, embora de grande sucesso pelas conquistas de suas legiões, que já dominavam a bacia do mediterrâneo, e faziam suas incursões na África e Ásia.

A Roma desta época possui 400.000 cidadãos mobilizáveis, e apenas 2.000 proprietários. A proletarização do campo empurra para a cidade pessoas que não encontram o que fazer. No campo não mais podem trabalhar, porque, nas grandes propriedades trabalham escravos, que Roma possui em abundância.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Gostaria de dizer que faço questão de continuar merecendo a remessa diária de seu excelente boletim. Muito obrigado.



Joel Moreira
Caratinga - MG

Leia mais >>