COMPARTILHAR
Capa > Mandato > Leis do Poder

Se tiver que mentir seja breve

Francisco Ferraz
Publicado em: 02/02/2017

O fato é que a mentira se insinua na política como se insinua em todas as outras áreas da vida. Não se trata necessariamente da mentira maldosa, da mentira a serviço da dissimulação permanente, da mentira que esconde a fraude, mas, muitas vezes, da mentira pequena, da mentira social, que preserva espaços, que evita o desentendimento ou a mágoa.

Mentiras deste tipo são comuns na vida política. É o candidato que se atrasou para um encontro agendado e "inventa" na hora uma desculpa de ocasião, para amenizar a decepção dos que por ele ficaram esperando. A campanha eleitoral então é uma situação extremamente propícia a mentiras deste tipo. O candidato assume mais compromissos de agenda do que pode cumprir, mais compromissos financeiros do que poderá honrar no prazo estipulado. Assume também um programa de governo elaborado por técnicos e especialistas, o qual dificilmente terá tempo para ler inteiramente, e se o fizer, de reter suas informações nos detalhes que possui.

O político age assim porque as decisões precisam ser rápidas, o tempo foge, e ele não quer desagradar a ninguém.

A lógica que o faz assumir mais compromissos do que poderá cumprir decorre do fato de que a sua rotina é tão dinâmica, sofre tantas mudanças, que precisa manter suas alternativas abertas, embora saiba, antecipadamente, que não conseguirá fazer tudo o que se propôs. É com pequenas mentiras que ele tentará explicar as falhas sem causar decepção, mágoa e até hostilidade.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Este site despensaria comentários, mas é irresistível fazê-los. O Política Para Políticos é um veículo produzido para uma democracia e um povo de primeiro mundo, e nosso país ruma para isso.

Alexandre Cruz
Brasília - DF

Leia mais >>