Sou o líder deles, logo, devo segui-los

Francisco Ferraz
Publicado em: 10/01/2017

O que define um líder é exatamente a qualidade oposta: a sua capacidade de dirigir outros, de comandá-los. Na linguagem da frase, de ser seguido pelos outros. Ordinariamente o líder ocupa uma posição de "vanguarda" em relação aos seus liderados. À frente deles, em conhecimento, visão estratégica, acesso a meios de influência, exerce uma atividade de informação e persuasão sobre os liderados. Esta característica de vanguarda é a marca registrada da liderança.

Há uma espécie de "divisão do trabalho" entre os dois pólos desta relação. A massa de liderados delega ao líder os meios e a autoridade para que ele exerça o comando, dê combate aos adversários e mobilize os militantes quando julgar necessário. Em troca, os militantes esperam de seu líder competência, dedicação e resultados políticos. O líder pois se encarrega de uma função para a qual o militante comum não teria nem tempo, nem disposição e nem talento para se desincumbir.

É pela importância da função exercida pelo líder no interesse de seus liderados, que a ele são tributados especial respeito, poderes e autoridade.

Existem situações em que a liderança se apropria destes privilégios em termos pessoais, para exercer poder absoluto sobre a organização, ou para beneficiar-se deles como pessoa privada. Estes são os casos extremos e patológicos de domínio da liderança sobre os liderados. O primeiro caso podemos chamar de distorção "autoritária", o segundo de distorção "fisiológica".

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Quero parabenizar todos que fazem este site tão maravilhoso. Tenho uma paixão por política,mas infelizmente não tenho tempo suficiente para me dedicar mais, trabalho muito. Mas sempre que posso leio o meu email e sempre me atualizo com todas as informações que vocês passam.

Eliete de Oliveira Lins
Olinda - PE

Leia mais >>