COMPARTILHAR
Capa > Marketing > Oratória

Discurso de Manuel Vitorino em homenagem a Ruy Barbosa

Paulo Pinheiro
Publicado em: 27/07/2017

O baiano Manuel Vitorino é um dos personagens mais peculiares na história brasileira. Ele assumiu a Presidência da República em 8 de novembro de 1896 por, aproximadamente, quatro meses, devido ao afastamento de Prudente de Moraes, que decidiu retirar-se para Teresópolis, a fim de se recuperar de uma complicada cirurgia para retirada de cálculos renais.

Ocorre que Vitorino havia rompido com Moraes. Especula-se, inclusive, que o retorno de Prudente de Moraes ao cargo em 3 de março de 1897 foi justamente para evitar um golpe de estado que estava sendo orquestrado por seu vice. A falta de entendimento entre ambos foi tão forte que há suspeitas de que o atentado feito a Prudente, em 5 de outubro de 1897, tenha a mão de Vitorino. Na ocasião, tramada por uma conspiração militar, um soldado alagoano, seguidor de Floriano Peixoto, tentou acertar à faca o presidente. No ataque, morreu o Marechal Machado Bittencourt.

Polêmicas à parte, Manuel Vitorino foi um dos grandes ativistas da propaganda republicana. Tinha fama de excelente orador, capaz de emocionar jovens ouvintes com a força de suas palavras. Um de seus discursos mais famosos foi realizado em 1892, no teatro São João em Salvador, em uma homenagem a Ruy Barbosa em nome do Partido Federalista. Foi respondido pelo próprio Águia de Haia, que o brindou com o famoso discurso "Visita à Terra Natal".

O discurso, que faz uma pungente defesa da República e de Ruy Barbosa, serviu como alicerce da campanha de Manuel Vitorino ao senado em 1892. Ele foi eleito com facilidade e formou - ao lado do próprio Ruy Barbosa - a bancada de representantes da Bahia. A amizade entre ambos terminou quando Vitorino aderiu ao militarismo de Floriano Peixoto. Ruy Barbosa, um emérito defensor de governos civis, rompeu com seu antigo aliado. Nada disso, contudo, elimina a força e eloquência de sua homenagem ao "Águia de Haia".

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Adorei o site porque adoro política.

Franklin Ribeiro dos Santos
Cristalina - GO

Leia mais >>