COMPARTILHAR
Capa > Marketing > Oratória

O testamento político de Floriano Peixoto

Francisco Ferraz
Publicado em: 16/02/2017

Nascido em 30 de abril de 1839, no Engenho de Riacho Grande, povoado de Ipioca, Alagoas, o Marechal Floriano Vieira Peixoto foi o segundo presidente da República, tendo governado o Brasil entre 1891 e 1894. Tinha feições duras e suas expressões oscilavam entre carrancudas e enigmáticas, e seus longos períodos de silêncio aumentavam ainda mais sua fama de misterioso. Isto fez com que recebesse o apelido de “A Esfinge”.

Promovido ao posto de Major por sua atuação na Guerra do Paraguai, Floriano Peixoto participou com destaque nas batalhas de Tuiuti, Itororó, Lomas Valentinas e Angustura. Relata-se que, durante as batalhas, mantinha uma “fria intrepidez” ante os inimigos. Em 1889, assumiu a vice-presidência do País, tomando posse na Presidência dois anos depois, com a renúncia do Marechal Deodoro da Fonseca.

É reconhecido como o “Consolidador da República”. Seu mandato foi marcado por um período turbulento da história brasileira, e duas revoltas, a da Armada e a Federalista, colocaram à prova a capacidade de seu governo. Com uma atuação enérgica e ditatorial, agiu com determinação ao debelar as sucessivas rebeliões que marcaram os primeiros anos da república do Brasil.

A revolta da Armada (1893-1894) foi chefiada pelo seu ex-ministro da Marinha, Custódio de Mello que, juntamente com o comandante da Escola Naval, Saldanha da Gama, e o vice-almirante Eduardo Wandelkolk, pedia a renúncia do Presidente. Já a Revolta Federalista, surgida no Rio Grande do Sul, se tornou em um dos conflitos mais violentos e sanguinários da República Velha.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

A equipe completa que faz parte deste site está de parabéns. Eu estou muito feliz por receber este email, estou me sentindo até importante. São mensagens que todos os brasileiros teriam que receber não só todos os dias, porém, todos os minutos. As informações são interessantíssimas e de vital importância para nossas vidas. Hoje foi o 1º email que recebi, e os quero todos os dias enquanto possível. Quero agradecer por este privilégio e novamente parabenizar a todos. Até amanhã e boa sorte a todos.

Elizânia
Itamaraju - BA

Leia mais >>