Os comerciais de TV - os primórdios

Francisco Ferraz
Publicado em: 25/09/2015

Os primeiros comerciais de TV usados numa campanha eleitoral apareceram na eleição para o governo do estado de New York, em 1950. Tinham a forma de testemunhais tomados nas ruas, em favor do candidato Tom Dewey. Dois anos mais tarde, na eleição presidencial, quando já havia mais de 17 milhões de aparelhos receptores que alcançavam aproximadamente 50 milhões de pessoas, a TV ingressou de modo definitivo no mundo da política.

A campanha de Eisenhower produziu uma série de "spots" de 10 segundos que foram considerados, por muitos analistas, como decisivos para a sua vitória. Esta campanha, ocorrida ainda no período que poderíamos chamar de pré-história do uso da TV em eleições, estabeleceu alguns precedentes que continuam válidos até hoje.

O sucesso premia o candidato mais telegênico, o que aparece melhor, o que fica mais a vontade com o ambiente de estúdio, em suma, o candidato "bom de TV". Eisenhower era muito melhor na TV que Stevenson, seu adversário Democrata.

A percepção das exigências que a TV impunha à imagem do candidato fez com que a equipe de Eisenhower buscasse um ator de cinema, Robert Montgmery, para treiná-lo. A equipe de campanha de Stevenson não deu à TV a mesma importância. Aderiram a ela com relutância, e, somente na próxima eleição, em 1956, alugaram um estúdio e usaram Ed Murrow para treinar seu candidato.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Como candidato a vereador li diariamente o Política para Políticos durante todo o ano de 2007. Minha equipe de assessores tem neste site um ensinamento da arte de fazer politica.

Jair Cesar de Miranda Coelho
Cabedelo - PB

Leia mais >>