A tentativa de auto-imunização a ataques: o comercial Elvis

Francisco Ferraz
Publicado em: 11/05/2017

O comercial Elvis foi realizado em 1992, por Russ Feingold, candidato ao Senado dos EUA pelo estado de Wisconsin. A peça era insólita e inusitada e tinha como objetivo auto-imunizar-se contra ataques futuros. Não se tratava de uma imunização para um ataque específico, mas para qualquer ataque.

Em outras palavras, a peça buscava abalar, por antecipação, a credibilidade de seu adversário, para efeitos de ataques à sua pessoa. A peça é caracterizada como insólita e inusitada porque não é nada comum agir-se desta forma. Como regra, cada campanha tende a começar pelo propositivo, e somente adota a tática de atacar ou de defender-se quando o(s) adversário(s) dá razões para tal.

Feingold estava disputando a eleição primária no seu estado e seu principal adversário era o senador Robert Kasten, que concorria à reeleição. A tentativa de auto-imunização é uma forma de pré determinar o comportamento do adversário. Equivale a dizer aos eleitores: ele vai me atacar, mas quando o fizer não dêm ouvidos ao que ele disser.

Como a auto-imunização já traz embutida uma crítica ao adversário, é óbvio que ele terá que adotar uma providência para defender a sua credibilidade, que será necessariamente um ataque. Fechado assim o círculo, o comercial de auto-imunização funciona como "uma profecia que se auto-cumpre", isto é, o mero fato de ela ter sido feita cria as condições para que o comportamento que ela prevê ocorra.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Quero parabenizar aos companheiros do site, pelo grande serviço que tenho recebido com as informações que me são enviadas.

Oiram Ollem
Rio de Janeiro - RJ

Leia mais >>