COMPARTILHAR
Capa > Marketing > Oratória

Discurso de Ulysses na promulgação da Constituição de 1988

Francisco Ferraz
Publicado em: 21/04/2017

Ulysses Guimarães foi um dos maiores políticos brasileiros. Ele nasceu em Rio Claro, no dia 6 de outubro de 1916. Apelidado de Senhor Diretas, ele foi decisivo no processo de redemocratização do Brasil depois de uma longa ditadura militar.

Como político exerceu a presidência da Câmara dos Deputados em três períodos (1956-1957, 1985-1986 e 1987-1988); presidindo a Assembléia Nacional Constituinte, em 1987-1988. A nova Constituição, na qual Ulysses teve papel fundamental, foi promulgada em 5 de Outubro de 1988, tendo sido por ele chamada de Constituição Cidadã, pelos avanços sociais que incorporou em seu texto.

Ulysses Guimarães morreu em um acidente aéreo de helicóptero, nas proximidades de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1992. Seus restos mortais nunca foram encontrados.

"Dois de fevereiro de 1987: Ecoam nesta sala as reivindicações das ruas. A Nação quer mudar, a Nação deve mudar, a Nação vai mudar. São as palavras constantes do discurso de posse como presidente da Assembléia Nacional Constituinte.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Esse novo formato do site está muito bom. Parabéns.

Wellington Martins Ramos
Belo Horizonte - MG

Leia mais >>