COMPARTILHAR
Capa > Cultura > Discursos Célebres

A ferro e sangue: O discurso de Bismarck em 1862.

Francisco Ferraz
Publicado em: 14/10/2016

O discurso de Bismarck, que concluía com a expressão "a ferro e sangue", tornou-se justamente célebre como antecipação da política militarista alemã do fim do século XIX e início e meados do século XX. Pronunciado em 1862, em meio a um severo conflito entre a monarquia absoluta e um parlamento que pretendia torná-la representativa e limitada, significou o gesto de reação monárquica àquela situação, a quebra do poder parlamentar e o começo da formação de um exército moderno na Prússia, com o qual, a tão sonhada unificação alemã seria concretizada 8 anos mais tarde.

A Alemanha em 1862

Quando o Parlamento de Frankfurt (1848) foi extinto, a liderança do movimento pela unificação da Alemanha passou dos liberais de classe média para os aristocráticos militaristas da Prússia, cujo objetivo principal era a formação de um poderoso exército. O conflito entre o Rei Guilherme e o Parlamento, que, em 1862, paralisara o governo alemão, concentrava-se na questão do serviço militar e dos gastos militares.

Os parlamentares se opunham à regra de 3 anos de serviço militar e ao aumento das despesas militares. O Rei, que considerava prerrogativa sua o controle e administração das forças armadas, não admitia qualquer concessão. A situação agravou-se a tal ponto que o Rei preparou-se para abdicar ao trono, entregando-o ao filho e herdeiro.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Sou estudante de sociologia estou desenvolvendo atividades de mobilização com os movimentos sociais na região. Estou enviando os artigos deste site para os mesmos. Acredito que irá contribuir muito que contribuir com suas práticas.

Maria de Lourdes Oliveira Dias
Juazeiro - BA

Leia mais >>