
Mala direta funciona? Depende da lista
Francisco Ferraz
Publicado em: 19/10/2017
Esta é uma das questões mais insistentemente discutidas nas campanhas eleitorais. Numa era de campanha por televisão, a mala direta parece ser um instrumento superado. Além disso, contra ela argumenta-se que é cara, toma muito tempo e produz taxas de retorno muito baixas (2% a 4%).
Não obstante estas restrições, há candidatos cuja principal arma de campanha é a mala direta e conseguem eleger-se, há ainda muitos casos em que a mala direta funciona e bem. Oliver North, em 1994, arrecadou 17 milhões de dólares, dos 22 milhões que gastou na sua campanha para o Senado, com malas diretas.
A questão não é se a mala direta funciona ou não, e sim qual a mala direta que funciona e quais as que não funcionam.
A mala direta pode ser uma mídia extremamente eficiente. Em primeiro lugar porque ela pode veicular matérias mais longas, com assuntos mais complexos e argumentos mais elaborados.Pode também incorporar fotografias para ilustrar projetos ou sustentar visualmente um argumento.
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Cabedelo - PB