Propaganda no rádio: princípios básicos.

Francisco Ferraz
Publicado em: 18/08/2017

Com muita facilidade se escorrega da linguagem falada para a linguagem escrita, até porque o comercial no rádio também tem seu texto. Use profissionais do rádio para prepará-los, juntamente com membros da equipe de publicidade. Dê preferência a frases curtas, às vezes incompletas, diálogos, e sobretudo a linguagem que as pessoas usam para conversar. O rádio aceita uma comunicação muito mais livre que qualquer outro veículo.

Os efeitos sonoros são o refúgio dos produtores sem imaginação. Eles são o tempero, portanto não abuse deles. Use efeitos sonoros para associá-los ao estilo da propaganda veiculada, eles deverão funcionar como evocação de uma mensagem. Em suma, devem integrar a peça de propaganda e não competir com ela.

Eles são úteis e necessários para certas funções (narrativas, por exemplo) mas a tom suave, a enunciação perfeita, a voz grave parecerá totalmente falsa, quando a comunicação que se deseja fazer é mais coloquial e emocional. O rádio é pessoal e intimista. Na sua propaganda, muitas vezes, você vai querer falar com as pessoas, e não falar para elas. Contrate locutores profissionais ou atores para falar como pessoas normais e não como locutores.

Guarde para o rádio sua propaganda mais agressiva. Tanto seus adversários, como a imprensa tomam conhecimento com variados graus de atraso em relação ao seu programa de rádio. A comunicação pelo rádio é mais amorfa, não é visível, menos identificável. O rádio portanto é mais insidioso para a mensagem de ataque ou denúncia. Palavras duras e agressivas passam mais facilmente, com menos resistência por estarem desacompanhadas de imagens, e fica mais difícil vincular a mensagem ao seu autor.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Parabéns pelo belo trabalho que vêm disponibilizando a todos os interessados. Finalmente tornou-se possível ler e aprender sobre política de uma maneira envolvente e útil. Muito obrigada e mais uma vez, parabéns!

Sandra Regina Ferreira
Águas de Lindóia - SP

Leia mais >>