COMPARTILHAR
Capa > Marketing > Oratória

O discurso de posse de John Kennedy

Francisco Ferraz
Publicado em: 16/09/2016

O discurso de posse de Kennedy é um marco na oratória política de todos os tempos. É o discurso que todo o Presidente gostaria de ter feito na sua posse.

Elegante sem ser afetado, patriota sem ser piegas, intelectual sem preocupações de erudição, afirmativo sem ser arrogante, uma peça política sem ceder ao populismo, o discurso é uma combinação rara de equilíbrio e grandeza. Kennedy falou para os EEUU, mas acima de tudo falou para o mundo, em nome de um novo país que ele acreditava estar surgindo.

O discurso foi redigido por Ted Sorensen, seu assessor especial, mas o discurso é Kennedy do início ao fim. Sorensen tinha sido "briefado" por Kennedy na convivência diária, e havia desenvolvido aquela peculiar identificação e simbiose com o pensamento e o estilo de seu chefe.

O discurso de Kennedy é uma das mais eloquentes celebrações da mudança. "A tocha passou para uma outra geração", é a frase símbolo do discurso.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

O site está mais leve, e fácil consultar. Parabéns pelas modificações executadas.

Lubeide Fialho de Araujo Junior
São Paulo - SP

Leia mais >>