O comercial da "maioria silenciosa": Nixon 1968

Francisco Ferraz
Publicado em: 19/09/2017

Na semana de 4 a 10 de novembro de 1962, Richard Nixon foi declarado "politicamente morto", pelos jornais e televisões de todo o país. A rede ABC apresentou um programa de meia hora cujo título era "obituário político de Richard Nixon".

Não era para menos. Tendo sido Vice-Presidente da República nos dois governos de Eisenhower, perdera, em 1959, uma eleição que inicialmente era considerada imperdível, para o pouco conhecido Senador John Kennedy. A seguir, em 1962, perdeu a eleição para o governo do estado da Califórnia para o inexpressivo governador Pat Brown.

Na manhã seguinte à derrota na Califórnia, em entrevista coletiva para mais de cem jornalistas, Nixon fez a declaração que ficou famosa, comunicando que estava abandonando a política para sempre. Num tom ressentido, contra os jornalistas que nunca foram simpáticos com ele, disse:

"Deixo-os agora, e vocês vão escrever isto.(...)Mas, quando eu os deixar, quero que pensem no quanto estão perdendo. Vocês não terão mais Nixon para se divertir (to kick around), pois esta é a minha última entrevista para a imprensa...."

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

O mestre Francisco Ferraz destacou com veemência o fato da política ter mudado no Brasil. Evoluímos bem e o site muito contribuiu para aqui chegarmos. Pelo conhecimento disseminado, o fazer política neste país tem um divisor: APP e DPP - antes e depois de Política para Políticos. Indispensável para agentes políticos com ou sem mandatos. Parabéns professor pela equipe e pelo trabalho. Exibirei com orgulho meu certificado.


Fernando Pereira Gomes Neto
Lagoa Santa - MG

Leia mais >>