Tentar combater a emoção com a razão

Francisco Ferraz
Publicado em: 02/10/2014

É uma batalha perdida por antecipação. Nas eleições, os sentimentos costumam ser mais fortes que a razão. Em abstrato, uma campanha eleitoral seria uma disputa racional. Candidatos racionais propondo seus melhores projetos, e eleitores racionais avaliando, comparando e escolhendo aquele candidato que apresentou a melhor proposta de governo.

Em abstrato, repita-se. No mundo real, a situação apresenta-se muito mais complexa e contraditória. As pessoas que dão vida à política, seja na condição de candidatos, seja na de eleitores, levam para ela sentimentos muito fortes como: esperanças, expectativas, temores, insegurança, defesa e/ou promoção de interesses pessoais ou associativos, ambição, etc.

Mais que isto, a natureza competitiva e lúdica da política, particularmente das eleições, reestrutura estas pessoas em grupos antagônicos (partidos, correntes partidárias, ideologias, interesses). Como não é possível que todos consigam, simultânea e conjuntamente, o que desejam da política, alguns conquistarão mais que outros, ou até mesmo, alguns conseguirão o que querem e outros não conseguirão nada.

O cientista político Harold Lasswell definiu política, nesta ótica, com a célebre frase: "Who gets what, when, how" (quem consegue o que, quando, como). A resposta a esta indagação revelaria o padrão de poder dentro de um grupo ou sociedade.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Todos os dias leio o vosso caderno. Sou político, fui deputado nacional e presidente da comissão de relações internacionais. Fui também presidente da liga parlamentar de amizade Moçambique/Brasil. Presentemente preparo a minha candidatura para a prefeitura. Vocês estão de parabéns.


Dionísio Ferreira Quelhas
Maputo - MT

Leia mais >>