O questionário de pesquisa

Francisco Ferraz
Publicado em: 07/10/2015

O questionário de pesquisa é o instrumento de coleta dos dados nas pesquisas de opinião pública. É por meio dele que se tem acesso às opiniões dos entrevistados. Como já se enfatizou antes, a pesquisa que interessa ao candidato é a que segue o padrão metodológico das pesquisas científicas.

Não pode haver transigência com os seus critérios. Uma pesquisa mal feita é pior que nenhuma pesquisa, porque confere a dados e informações incorretas uma confiabilidade que não possuem.

Assim, não somente a amostra deve ser extraída de acordo com os métodos estatísticos padrão, para garantir a aleatoriedade na seleção dos entrevistados; como o trabalho de campo (aplicação do questionário aos entrevistados) deve seguir, rigorosamente, as regras e protocolos que garantam :

Garantida então a rígida observância das regras relativas à amostra e à aplicação do questionário, a qualidade e utilidade das informações vão depender do desenho do questionário.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Gostaria de dizer que faço questão de continuar merecendo a remessa diária de seu excelente boletim. Muito obrigado.



Joel Moreira
Caratinga - MG

Leia mais >>