Como planejar sua campanha para o Legislativo.

Gustavo Müller
Publicado em: 20/04/2016

As eleições para os cargos legislativos no Brasil ocorrem em condições mais incertasdo que a disputa nos executivos. Uma eleição para os executivos ocorre por meio da fórmula majoritária em dois turnos. Os prefeitos, governadores e presidentes elegem-se a partir da obtenção da maioria dos votos, e podem contar com uma gama de recursos incomensuravelmente superior aos recursos disponíveis para os candidatos a vereador, deputado estadual ou federais.

Dentre tais recursos cabe destacar o maior tempo de exposição na mídia e nos horários gratuitos de rádio e TV. Além, claro, das pesquisas de intenção de voto, que muitas vezes são divulgadas pela imprensa sem custos para candidatos e partidos.

Para as eleições legislativas, o Brasil adota o sistema proporcional de lista aberta. Nesse sistema os partidos políticos não possuem nenhum mecanismo para controlar a distribuição das cadeiras conquistadas entre os candidatos. A fórmula eleitoral é chamada de lista aberta porque a posição do candidato na lista depende exclusivamente da sua votação pessoal e da transferência dos votos de outros candidatos do mesmo partido ou de um partido coligado.

Explicando melhor, o cálculo matemático utilizado para saber quantas cadeiras os partidos ou coligações têm direito, inclui tanto votação nominal como a votação da legenda. Os candidatos que recebem mais votos individuais, obviamente são os que têm mais chances de serem eleitos ou reeleitos.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Gostaria de dizer que sou velho leitor e admirador de sua revista e de seu trabalho, em prol da cultura política do cidadão.

Francisco Luiz de Oliveira
Porto Alegre - RS

Leia mais >>