Tentar persuadir os eleitores em todas as suas posições.

Francisco Ferraz
Publicado em: 20/09/2017

O objetivo central da campanha é persuadir os eleitores. Atenção! Persuadir os eleitores a votar em você, e não a concordarem com você em todas as suas posições.

O candidato encontra-se tão condicionado a ser persuasivo, a convencer pessoas, que, por vezes, "exagera na dose", e tenta, por todas as maneiras, conquistar o eleitor para todas as suas teses. Age assim porque fica inseguro, ao identificar uma divergência entre o seu pensamento e o do eleitor, sobre uma matéria.

Não tendo como avaliar o grau de importância que o eleitor atribui àquela questão, teme perdê-lo, assim como os outros que pensam da mesma maneira, se não conseguir mudar a sua opinião. O resultado é que o candidato acaba polemizando com o eleitor na frente dos outros, as diferenças, cada vez mais, aprofundam-se e o candidato corre o risco de ser percebido como antipático, dogmático e intransigente.

Este é um erro muito comum em campanhas. Costuma ocorrer em ocasiões nas quais o candidato conversa com eleitores, ou faz uma palestra/apresentação em que perguntas lhe são dirigidas. A menos que se trate de um eleitor do adversário fazendo uma provocação, ou que a questão seja absolutamente central para a candidatura e sua mensagem, o candidato deve respeitar a opinião contrária, minimizar a divergência, e retornar às questões onde há concordância, e acentuá-las.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Quero parabenizá-los por esse site do Política para Políticos, pelas várias matérias publicada nesse portal. Estou gostando muito de ler as histórias de políticos antigos, as matérias de ensinamento aos novos políticos. Enfim, é um portal de deixar como favorito na sua página. Parabéns.

José Carlos Teixeira
Imbituba - SE

Leia mais >>