
Tentar persuadir os eleitores em todas as suas posições.
Francisco Ferraz
Publicado em: 20/09/2017
O objetivo central da campanha é persuadir os eleitores. Atenção! Persuadir os eleitores a votar em você, e não a concordarem com você em todas as suas posições.
O candidato encontra-se tão condicionado a ser persuasivo, a convencer pessoas, que, por vezes, "exagera na dose", e tenta, por todas as maneiras, conquistar o eleitor para todas as suas teses. Age assim porque fica inseguro, ao identificar uma divergência entre o seu pensamento e o do eleitor, sobre uma matéria.
Não tendo como avaliar o grau de importância que o eleitor atribui àquela questão, teme perdê-lo, assim como os outros que pensam da mesma maneira, se não conseguir mudar a sua opinião. O resultado é que o candidato acaba polemizando com o eleitor na frente dos outros, as diferenças, cada vez mais, aprofundam-se e o candidato corre o risco de ser percebido como antipático, dogmático e intransigente.
Este é um erro muito comum em campanhas. Costuma ocorrer em ocasiões nas quais o candidato conversa com eleitores, ou faz uma palestra/apresentação em que perguntas lhe são dirigidas. A menos que se trate de um eleitor do adversário fazendo uma provocação, ou que a questão seja absolutamente central para a candidatura e sua mensagem, o candidato deve respeitar a opinião contrária, minimizar a divergência, e retornar às questões onde há concordância, e acentuá-las.
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Opinião do leitor
Venho parabenizar a forma fácil e com belíssimo conteúdo que este livro, "O Manual Completo de Campanha Eleitoral" tem abordado para os leitores.
Lael Levi Coutinho de Azevedo
Jaboatão dos Guararapes - PE