Entenda o "comuniquês" dos veículos impressos

André Ferraz
Publicado em: 08/08/2016

O jargão das redações de jornais e revistas quase sempre é inacessível a quem não tem intimidade com tal ambiente. O que não deixa de ser curioso: o jornalista, a quem cabe traduzir para o leitor a eventual linguagem técnica de seus entrevistados, também possui o seu próprio código lingüístico. De qualquer forma, dominar o "comuniquês" vai facilitar sua compreensão da atividade jornalística e melhorar suas relações com os veículos e seus representantes - produtores, repórteres e editores.

Abertura - também conhecida por olho ou lead, correponde ao parágrafo inicial, que sintetiza a notícia, destacando suas principais informações.

Barriga - é a notícia publicada como verdadeira e que depois se revela falsa.

Box - parte da reportagem cercada por um traçado fino - chamado fio - ou inserida em um quadrilátero colorido ou reticulado (preenchido com uma determinada porcentagem de cor - por exemplo, 50% do preto, que indica uma tonalidade cinza), funcionando como um complemento do texto principal.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Quero parabenizá-los por esse site do Política para Políticos, pelas várias matérias publicada nesse portal. Estou gostando muito de ler as histórias de políticos antigos, as matérias de ensinamento aos novos políticos. Enfim, é um portal de deixar como favorito na sua página. Parabéns.

José Carlos Teixeira
Imbituba - SE

Leia mais >>