Entenda o "comuniquês" dos veículos impressos

André Ferraz
Publicado em: 08/08/2016

O jargão das redações de jornais e revistas quase sempre é inacessível a quem não tem intimidade com tal ambiente. O que não deixa de ser curioso: o jornalista, a quem cabe traduzir para o leitor a eventual linguagem técnica de seus entrevistados, também possui o seu próprio código lingüístico. De qualquer forma, dominar o "comuniquês" vai facilitar sua compreensão da atividade jornalística e melhorar suas relações com os veículos e seus representantes - produtores, repórteres e editores.

Abertura - também conhecida por olho ou lead, correponde ao parágrafo inicial, que sintetiza a notícia, destacando suas principais informações.

Barriga - é a notícia publicada como verdadeira e que depois se revela falsa.

Box - parte da reportagem cercada por um traçado fino - chamado fio - ou inserida em um quadrilátero colorido ou reticulado (preenchido com uma determinada porcentagem de cor - por exemplo, 50% do preto, que indica uma tonalidade cinza), funcionando como um complemento do texto principal.

Este texto pertence a uma coluna com acesso restrito, para continuar lendo cadastre-se e escolha entre um dos planos de assinatura.

Assine Aqui

Já sou assinante

Informe seus dados abaixo para continuar.



Esqueci minha senha

 

COMPARTILHAR

Área do usuário:

E-mail

Senha

> Esqueci minha senha

> Quero me cadastrar

Curta nossa página no Facebook Siga-nos

Opinião do leitor

Gosto muito de tomar conhecimentos dos seus informes políticos.

Bento Pedro Martins
Rio de Janeiro - RJ

Leia mais >>